×
Pontos de Interesse no Concelho de Caminha
Calçada Romana (Vilar de Mouros)
Estando Vilar de Mouros localizada numa zona em que a ocupação romana se fez sentir, resta um pequeno troço de uma via, talvez um ramal ou um acesso às vias principais com destino à atual Espanha.
Capela da Senhora da Agonia (Vilarelho)
Situada no largo com o mesmo nome e a pouca distância do rio Minho, esta capela não tem informações além das Inquirições Paroquiais. A fachada é delimitada por pilastras, terminadas em pináculos bolbosos.
Capela de Nossa Senhora da Ajuda (Seixas)
Uma construção barroca, situada na berma da estrada entre Caminha e Seixas, mostra a pedra de armas da família Pita, a que pertenceu, no frontão curvo ladeado por pináculos e terminado na cruz.
Capela de Nossa Senhora da Bonança (Vila Praia de Âncora)
Edificada em 1890 sobre uma outra antiga capela oitocentista, esta capela neoclássica de planta longitudinal é formada por nave e capela-mor retangulares, sendo esta mais baixa e estreita.
Capela de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz (Moledo)
Uma ermida inicial, onde estava a imagem da Nossa Senhora da Piedade, ameaçava ruína. Foi construída em 1700 uma nova capela no seu lugar e criada a nova imagem de Nossa Senhora. Por esta capela ser pequena, foi ampliada para a igreja atual.
Capela de Nossa Senhora de Guadalupe (Riba de Âncora)
Esta capela está localizada num meio rural e isolada, sendo a única referência à capela as festas à Senhora com o mesmo nome que se realizam no terceiro Domingo após a Páscoa. A fachada termina no arco da sineira, muito decorado.
Capela de Nossa Senhora do Socorro (Ribas)
Sem informações históricas, esta capela tem a fachada virada nascente, ao contrário do habitual. Destaca-se a sineira dupla suportada por quatro colunas, formando um corredor de acesso à entrada da sacristia.
Capela de Ribas (Ribas)
Não havendo informações sobre esta capela, podemos ver a fachada delimitada por pilastras nos cunhais e rematada com pináculos e cruz latina ao centro. O portal é em arco abatido, encimado por uma cimalha e uma janela polilobada.
Capela de Santa Luzia (Aspra)
Uma edificação do século XVII, teve grandes modificações nos séculos seguintes. Sendo de arquitetura religiosa barroca, a fachada principal, orientada a poente, termina em empena triangular com a cruz no vértice.
Capela de Santo Amaro (Vilar de Mouros)
Situada no centro da aldeia, a Capela de Santo Amaro não tem qualquer testemunho cronológico ou histórico, sofrendo da sua interioridade.