×
Pontos de Interesse no Concelho de Arouca
Pelourinho de Burgo (Burgo)
A freguesia do Burgo teve o seu momento alto entre 1363 e 1817 quando chegou a ser vila e consequentemente sede de concelho, tendo como nome Vila Meã do Burgo.
Pelourinho de Cabeçais (Cabeçais)
Situado no lugar de Cabeçais, na base da escadaria da Capela de Nossa Senhora da Saúde e junto da Casa da Cultura, o Pelourinho aparece em 1514, quando o rei D. Manuel concede um novo foral a Cabeçais, perdido em 1855 ao deixar de ser concelho, mas reconstruído em 1932.
Pelourinho de Trancoso (Quintela, Alvarenga)
Este pelourinho está situado na aldeia de Trancoso, pertencendo a Alvarenga, e que já foi sede de Concelho. Recebeu o pelourinho aquando do foral concedido por D. Manuel em 1514.
Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca (Alvarenga)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.
Ponte Sobre o Rio Paiva (Alvarenga)
Esta ponte é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas por unir estas duas freguesias de Arouca. Começou a ser edificada em 1770 e foi terminada em 1791.
Praia Fluvial de Espiunca (Espiunca)
Situada a poucos metros da Junta de Freguesia e do início dos Passadiços do Paiva, a praia é banhada pelo rio Paiva, com um areal extenso que convida a banhos, ideal para todas as idades. Um espaço verdadeiramente relaxante e refrescante.
Rio Paiva (Espiunca)
Este rio, que nasce na Serra da Nave, pertencente ao concelho da Moimenta da Beira, tem um comprimento de 111 Km e vai desaguar no Rio Douro, em Castelo de Paiva.
Santuário de Nossa Senhora do Monte (Vila Nova)
O Santuário de Nossa Senhora do Monte, no cimo do monte com o mesmo nome, não tem referências além de uma indicação de 1694 que estava em grande decadência. É uma capela simples em xisto, ladeada por dois coretos e uma paisagem excelente a toda a volta.
Serra da Freita (Albergaria da Serra)
A Serra da Freita, com uma altitude máxima de mil e cem metros, inclui concelhos como Arouca, São Pedro de Sul (Viseu) e Vale de Cambra (Aveiro). É um verdadeiro paraíso encantado e mágico para a quem a visita, ao encontro da história e das outras belezas como poços, cascatas ou praias fluviais.
Serras da Arada e Montemuro (Covelo de Paivó e Janarde (Freguesia))
A caminho do sul do Concelho de Arouca, e com passagem pelas Aldeias de Xisto de Janarde para Covelo de Paivó, a paisagem das serras ditam a verdadeira beleza da natureza, no ponto de encontro das Serras da Arada (1120 metros de altitude) e do Montemuro (1382 metros).