A condição de aldeia do sul da Serra da Freita é suficiente para que fosse cenário na passagem de elementos da realeza portuguesa, como da passagem dos romanos e, anteriormente as estes, segundo vestígios, a presença do ser humano pré-histórico.
Na verdade a presença da antiga estrada romana, que ligava as cidades de Viseu-Porto, na Idade Média era conhecida por estrada, estrada velha ou ainda por estrada mourisca, sendo também utilizada mais tarde por alguns monarcas.
Como tal, a toponímia da localidade deve-se ao fato de ali ter existido uma Albergaria fundada pela Rainha D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, sendo que o termo da Serra é uma denominação do século XX, após duas outras denominações.
Albergaria da Serra entra nos assuntos reais e, segundo as Inquirições de 1258, a localidade já registava um certo prestígio de freguesia, tinha sido coutada pelo rei D. Sancho I e ficado abrangida no couto e doações de D. Afonso II à Abadessa do Mosteiro de Arouca.
A doação ao Mosteiro de Arouca deve-se talvez à convergência de D. Mafalda, a neta, que não só foi Abadessa do Mosteiro em questão como ampliou e cuidou da albergaria que a D. Mafalda avó fundou.
Com a reorganização administrativa de 2013 esta freguesia ficou agregada a Cabreiros, formando a União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra com sede na primeira.
Este ponto está situado na localidade Albergaria da Serra, na freguesia Cabreiros e Albergaria da Serra.
(Distância: 470 m NE)
Uma igreja barroca reconstruída nos finais do século XVIII, destaca-se a torre sineira a sul, num plano mais recuado em relação à fachada principal. A porta principal é encimada por uma janela para iluminação do coro, com uma cruz a rematar a empena triangular.
(Distância: 533 m N)
Albergaria da Serra é uma aldeia rural, situada no coração da Serra da Freita, palco de alguns elementos naturais como também com algumas mudanças de nome. Tendo passado por Albergaria do Monte Fuste e Albergaria da Serra, foi Nossa Senhora da Assunção de Albergaria, Albergaria das Cabras, e finalmente de novo, Albergaria da Serra.
(Distância: 753 m W)
Esta cascata está situada no coração da Serra da Freita, muito próximo da aldeia de Albergaria da Serra. É uma cascata que surge de um rochedo granítico com 97 metros de altura.
(Distância: 809 m E)
A Serra da Freita, com uma altitude máxima de mil e cem metros, inclui concelhos como Arouca, São Pedro de Sul (Viseu) e Vale de Cambra (Aveiro). É um verdadeiro paraíso encantado e mágico para a quem a visita, ao encontro da história e das outras belezas como poços, cascatas ou praias fluviais.
(Distância: 2 km S)
As pedras parideiras são um fenómeno natural e geológico raro, que o torna único no Mundo. Um fenómeno um tanto impossível à primeira vista, que nem dá para acreditar.
(Distância: 4 km SW)
(Distância: 4 km SW)
(Distância: 4 km SW)
(Distância: 4 km W)
(Distância: 5 km W)