×
Pontos de Interesse no Concelho de Arouca
Aldeia da Paradinha (Paradinha)
Situada num pequeno vale da freguesia de Alvarenga e junto ao rio Paiva, a pequena aldeia da Paradinha foi recuperada respeitando o aspeto original e com materiais também originais.
Aldeia da Vila Nova (Vila Nova)
Entre Alvarenga e o Santuário de Nossa Senhora do Monte, é deste local que se pode observar a aldeia da foto, Vila Nova, onde que se nota uma recuperação de algumas habitações modernas na mistura das verdadeiras habitações que definem as aldeias de xisto.
Aldeia de Covelo de Paivó (Covelo de Paivó)
Covelo de Paivó é uma aldeia do concelho de Arouca que se desenvolveu pela encosta acima pelas circunstâncias do terreno e em que, atualmente, são poucos os residentes. Os habitantes dedicaram-se à agricultura e a conservam como meio de sobrevivência.
Aldeia de Janarde (Janarde)
Situada na Serra da Freita, no limite entre os Distritos de Aveiro e Viseu, por entre as entranhas e contornos da montanha, é classificada como uma das aldeias de xisto que se apresentam no centro do País. É uma pequena aldeia que conserva os traços da ruralidade, com pouco mais que uma dezena de casas, todas de fabrico de xisto.
Aldeia de Meitriz (Meitriz)
Situada nos domínios de Janarde, entre as Serras de Montemuro e de Arada, foi a primeira a ser considerada como "Aldeia de Portugal" no concelho de Arouca. A tradição manteve-se na aldeia com a forte presença das casas em xisto e na lousa dos caminhos.
Calçada romana (Souto Redondo)
Calçada romana em Souto Redondo, um testemunho da dominação romana em Portugal e um ponto turístico importante.
Calvário em granito (Arouca)
Calvário e púlpito em granito do séc. XVII, situado a norte da vila numa penedia em que estão 3 cruzes das quais a central é de 1627. Na parte central da penedia está um púlpito datado de 1643.
Câmara Municipal de Arouca (Arouca)
Arouca é sede de concelho constituído por dezasseis freguesias, após a reorganização administrativa de 2013, e uma população 21.146 habitantes (Censos de 2021). Tornou-se famoso pela criação do Arouca Geopark em que a verdadeira natureza, com condições fora do normal, fala por si.
Capela da Misericórdia (Arouca)
A Capela da Misericórdia, datada do século XVII, mandada construir pelos devotos, está situada no centro da vila. O interior está pintado com cenas bíblicas e da paixão e revestido de azulejos da época.
Capela de Nossa Senhora da Saúde (Cabeçais)
A Capela de Nossa Senhora da Saúde tem a construção atribuída ao início do século XX, reconstruída entre os anos de 1904 e 1905. Primeiro com a invocação de Santo António, até 1901, tem desde 1896 a designação de Nossa Senhora da Saúde. Teve obras de recuperação entre 1904 e 1905.