A igualmente pequena aldeia de Meitriz que se situa nos domínios de Janarde, entre as Serras de Montemuro e de Arada, teve igualmente o único privilégio de ser a primeira considerada como "Aldeia de Portugal" no concelho.
Uma aldeia que se rodeia da quietude de um silencio rodeado do verde de vegetação, simplesmente com o sussurrar e o deslizar das águas cristalinas do rio Paiva.
Contrariamente à aldeia de Janarde, esta não se configura da mesma maneira, com um espaço mais plano, permitindo assim um maior fluxo de visitantes, inclusivamente com a pequena praia fluvial.
A tradição manteve-se na aldeia com a forte presença dos traços de antigamente das casas em xisto e na lousa dos caminhos. O rio, considerado como o menos poluído da Europa, e que a circunda por um arvoredo contagiante, provoca uma verdadeira zona balnear, com o respetivo bar para a alimentação dos visitantes.
Este ponto está situado na localidade Meitriz, na freguesia Covelo de Paivó e Janarde.
(Distância: 2 km SE)
Capela em que se destaca a fachada aberta pela porta retangular, com uma sineira numa armação metálica sobre o vértice do tímpano, terminada na cruz.
(Distância: 2 km W)
Situada na Serra da Freita, no limite entre os Distritos de Aveiro e Viseu, por entre as entranhas e contornos da montanha, é classificada como uma das aldeias de xisto que se apresentam no centro do País. É uma pequena aldeia que conserva os traços da ruralidade, com pouco mais que uma dezena de casas, todas de fabrico de xisto.
(Distância: 2 km W)
Uma igreja de construção provável do século XVII, dedicada a São Barnabé, destaca-se a pequena sineira sobre a empena e o grande adro em frente que inclui o espaço para festejos. A igreja é composta por nave retangular e capela-mor, tendo adossada, no lado leste, a sacristia e uma escada para acesso ao coro.
(Distância: 2 km SW)
Covelo de Paivó pertenceu sucessivamente aos concelhos de Sul e depois de São Pedro do Sul, até passar para o de Arouca em 1917, havendo sinais de ocupação romana. Em Janarde, pelo contrário, não há indicação desse povo. Em 1852 passa para a comarca e concelho de Arouca.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km NE)