A caminho do sul do concelho de Arouca, e com passagem pelas Aldeias de Xisto de Janarde para Covelo de Paivó, a paisagem das serras ditam a verdadeira beleza da natureza, no ponto de encontro das Serras da Arada e do Montemuro.
A Serra da Arada que atinge uma altitude de 1120 metros, faz parte do Maciço da Gralheira, zona em que se dá a transição da Beira Litoral para a Beira Alta através do concelho de São Pedro do Sul. Acentua-se igualmente a falha geológica com os rios Frades e Teixeira, separando-se precisamente de uma outra Serra, a da Freita.
A Serra do Montemuro considerada a oitava maior de Portugal com 1382 metros de altitude, situa-se igualmente na divisão da Beira Litoral e Beira Alta, com proveniência no concelho de Lamego e encontrando-se com a Serra da Arada no sul do concelho de Arouca.
Este ponto está situado na localidade Covelo de Paivó e Janarde (Freguesia), na freguesia Covelo de Paivó e Janarde.
(Distância: 2 km W)
Um parque de merendas situada junto da Capela de Nossa Senhora da Paz, está equipado com três mesas e respetivos bancos e com um parque infantil, espaço para momentos de recreio e divertimentos.
(Distância: 2 km W)
Uma capela situada no extremo sul e afastada da localidade, junto de um espaço propício à realização de festas. A capela teve uma reconstrução recente, e destaca-se a cobertura das paredes e a decoração dos cunhais.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km S)
Uma fonte pública situada no largo da Capela de Santo Antão, é composta pela bica numa coluna quadrada, que verte água para um tanque retangular e deste para um segundo tanque retangular.
(Distância: 3 km S)
Uma pequena capela no centro de um cruzamento de estradas, servindo de rotunda, a fachada é aberta pela porta ladeada de duas pequenas janelas, todas em moldura retangular. O tímpano termina na sineira em armação metálica e na cruz.
(Distância: 4 km W)
As Inquirições Paroquiais são as referências existentes mais precisas deste território, que indicam o século XI. Na igreja destaca-se a sineira, a ladear e cortar a fachada, de dois arcos de volta perfeita e outros tantos sinos, com remate em cruz latina ladeada por dois pináculos piramidais.
(Distância: 4 km W)
(Distância: 4 km W)
Um cruzeiro situado nos limites da povoação, no caminho para a igreja e para o cemitério, é um cruzeiro simples com a cruz assente sobre um bloco de secção quadrada e este sobre um degrau também quadrado.
(Distância: 4 km NW)
Vista parcial de Covelo de Paivó, à beira do rio Paivó.
(Distância: 4 km NW)
Esta igreja dedicada a São Pedro é uma edificação da primeira metade do século XVIII, num lugar um pouco isolado da própria povoação, em que as referências são poucas ou nulas. A fachada principal termina em empena truncada pela sineira em arco de volta perfeita e sem sino.