Situada na encosta do vale fértil de Arouca, é igualmente a entrada para a Serra da Freita, tendo o topónimo precisamente origem na sua posição geográfica, querendo com isto dizer que Urrô provêm da palavra "Orriolo" ou "Arriola", com significado de pequeno vale.
Na falta de dados históricos que determinem a presença de Urrô na passagem da história, tem entretanto a sua presença anterior ao século XII, com base na sua Igreja de São Miguel que é datada deste século.
Este ponto está situado na localidade Urrô, na freguesia Urrô.
(Distância: 523 m NW)
Torre sineira da época românica, que se eleva em frente da porta da Igreja de Urrô, do século XII mas reconstruída no século XVII, de uma tipologia elementar e de construção elementar, única no concelho.
(Distância: 1 km W)
A freguesia da Várzea situa-se num fértil vale, junto ao rio Arda, com um historial que ascende a épocas pré-romanas, como uma quinta agrícola que atravessa o período visigótico, podendo mesmo dizer até ao período da dominação árabe, entre os séculos VII e VIII.
(Distância: 1 km W)
Igreja de São Roque ou Igreja Paroquial de Várzea de São Salvador, é um templo que tem nos séculos XV e XVIII os anos de edificação. No século XIX o retábulo-mor fica pronto e nos primeiros anos do século XX dá-se a construção da atual sacristia.
(Distância: 1 km E)
Santa Eulália é um território que remonta ao Pré-histórico, com a presença de vestígios de um castro no monte de São João de Valinas, referido nos documentos medievais. Em 1520 a freguesia foi anexada ao mosteiro de Arouca.
(Distância: 2 km E)
Situado na freguesia de Santa Eulália, o Memorial de Santo António do Burgo é um monumento considerado como um dos mais significativos do género no norte do País.
(Distância: 2 km W)
Referida com a primeira menção nas Memórias Paroquiais de 1758, em que neste lugar de Sanfins se realizava a feira franca, foi referida também no Inquérito Diocesano, em que a capela estava perfeita e tinha três altares. Destaca-se a fachada aberta pela porta e duas janelas a ladear, com friso e frontão idênticos.
(Distância: 2 km NW)
Com uma primeira referência em 1148, esta igreja teve a sua nave atual construída no início do século XVIII depois de mudada três séculos antes para o local onde está agora. Destaca-se a torre sineira quadrangular com a cobertura em coruchéu em pirâmide ligeiramente arqueada.
(Distância: 2 km NE)
A Igreja de Santa Eulália, um edifício considerado dos séculos XV e XIX, poderá no entanto remontar a um período anterior ao século XV. Destaca-se a fachada principal aberta pelo portal encimado por um janelão de coro retangular separado por um friso do frontão angular com remate em triangular.
(Distância: 2 km SW)
A devoção à Capela de Nossa Senhora do Campo é muito maior do que à padroeira Nossa Senhora da Conceição. Foi mandada construir por um crente chamado Manuel José Ayres, no ano de 1792 e com ajuda da população, como promessa se a Senhora do Campo os protegesse das intempéries dos invernos que provocavam verdadeiros caos nos campos de cultivo.
(Distância: 2 km SW)
Desde o início do século XIII que os atuais limites da freguesia de Rossas pertenceram à Ordem de Malta até ao século XIX, até esta ser extinta. A freguesia foi designada por Santa Maria de Congusta, passando a designar-se de Santa Maria de Rossas e mais tarde de Nossa Senhora da Conceição de Rossas.