A época de construção da Igreja de São Salvador do Burgo está dividida em dois séculos, o XV e o XVIII. No primeiro, a campanha de obras de reforma de que resultou o atual corpo da nave, com implicações de que o edifício teve uma edificação anterior.
É na primeira metade do século XVIII que aquela edificação proveniente do século XV resulta numa nova campanha de obras, muito mais completas, como é o caso de uma nova frontaria, torre sineira e parte adjacente da nave, como a reforma da capela-mor.
Na segunda metade deste mesmo século dá-se a finalização do interior, como os retábulos e as sanefas de talha dourada e a construção do teto em caixotões do corpo.
A construção está na longitudinal com uma planta retangular, composta por nave e capela-mor, mais pequena e estreita.
Adossada a norte, a sacristia. A torre sineira num plano mais recuado que a fachada principal, de planta quadrangular com cobertura em coruchéu piramidal e cujo acesso é feito por uma escadaria exterior.
A fachada principal com remate contracurvado é limitada por pilastras e com um único portal com moldura curva, encimado por um janelão de coro em vão retangular com pedra de peitoril decorada e ladeadas por aletas irregulares e verga imitando sanefa.
Este ponto está situado na localidade Burgo, na freguesia Arouca e Burgo.
(Distância: 207 m SW)
Burgo foi vila e sede de concelho durante quase cinco séculos, entre 1363 e 1817, ano em que passou a fazer parte do concelho de Arouca. Nesse tempo designava-se de Vila Meã do Burgo ou Burgo Novo de Arouca, uma pequena povoação que simplesmente se estabeleceu e desenvolveu à volta do Mosteiro.
(Distância: 698 m NW)
A freguesia do Burgo teve o seu momento alto entre 1363 e 1817 quando chegou a ser vila e consequentemente sede de concelho, tendo como nome Vila Meã do Burgo.
(Distância: 706 m NW)
Capela do Espírito Santo e São Frutuoso, datada do século XVIII de um estilo barroco, de planta longitudinal, é constituída de uma só nave retangular e um anexo também retangular adossado ao lado esquerdo.
(Distância: 829 m SW)
Com outras denominações como Torre Medieval de Lourosa de Campos, ou Torre Mourisca, esta torre foi edificada no séc. XII com um estilo gótico evidenciado nas cornijas.
(Distância: 948 m NE)
Arouca teve o seu renascimento histórico com a implantação e consequentemente no crescimento com o seu Mosteiro e com uma das figuras importantes do Reino e do próprio Mosteiro, como foi o caso de D. Mafalda, neta do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
(Distância: 1 km NE)
Este mosteiro está indiciado do século X, mas do original só restam algumas pedras que foram aproveitadas para uma parede do atual edifício, datado dos séculos XVII e XVIII.
(Distância: 1 km NW)
Situado na freguesia de Santa Eulália, o Memorial de Santo António do Burgo é um monumento considerado como um dos mais significativos do género no norte do País.
(Distância: 1 km NE)
A Capela da Misericórdia, datada do século XVII, mandada construir pelos devotos, está situada no centro da vila. O interior está pintado com cenas bíblicas e da paixão e revestido de azulejos da época.
(Distância: 1 km NW)
A Igreja de Santa Eulália, um edifício considerado dos séculos XV e XIX, poderá no entanto remontar a um período anterior ao século XV. Destaca-se a fachada principal aberta pelo portal encimado por um janelão de coro retangular separado por um friso do frontão angular com remate em triangular.
(Distância: 1 km NE)
Situada em frente à Câmara Municipal, esta capela foi construída na primeira metade do século XVIII, fundada por uma devota no sítio do Aro. Na segunda metade deste século deu-se a construção do retábulo principal e a pintura do retábulo lateral da esquerda.