Junta de Freguesia de Mansores
Junta de Freguesia de Mansores, setembro de 2022
Com a origem da palavra de Mansores proveniente do muçulmano, acredita-se igualmente que a própria localidade também seja da mesma origem. O nome provém de "Manzores" e "Mançores", do árabe mançor, o que quer dizer filhos ou descendentes de Mançor, um chefe político e militar.

Origem e História

Junta de Freguesia de Mansores

Com a origem da palavra de Mansores proveniente do muçulmano, acredita-se igualmente que a própria localidade também seja da mesma origem. O seu topónimo deriva da grafia de "Manzores" e "Mançores", do árabe mançor com o sufixo "es", o que quer dizer filhos ou descendentes de Mançor, um chefe político e militar.

Aliada às incursões e ocupações dos muçulmanos e cristãos no território na época, em que se destacou a campanha da reconquista muçulmana liderada pelo famoso chefe Al-Mansur ibn Abu Aamir que, em 987 vindo do Sul, fez recuar a cristandade para norte do rio Douro.

Estes acontecimentos acabam por influenciar a origem da localidade, em que o seu povoamento se deve a uma pequena comunidade mourisca que ai permaneceu, mesmo após a reconquista da cristandade, com estes a integrarem-se na nova comunidade cristã.

Junta de Freguesia de Mansores

Assim, a origem de Mansores com a comunidade é uma realidade, sendo por isso que esta remonta aos séculos compreendidos entre o final do X e princípios do XI, segundo o documento mais antigo que se conhece, com referência à palavra de Mansores precisamente nos séculos atrás indicados.

A relevância da origem da história de Mansores é mais forte, com os poucos vestígios de uma presença humana Pré-histórica no território, como acontece com a presença de algumas mamoas no perímetro da Freguesia.

Localização

Este ponto está situado na localidade Vila, Mansores, na freguesia Mansores.

Coordenadas GPS: N 40 55.871' W 008 22.035'  (40.93118, -8.36725)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora do Rosário

Capela de Nossa Senhora do Rosário - Visitar Portugal

(Distância: 202 m W)
Esta capela, datada do final do século XIX, substituiu uma anterior capela com o mesmo nome, que se situava próxima do local atual. Destaca-se a torre sineira no mesmo plano da fachada principal, ambas forradas a azulejos, e delimitadas por pilastras e com o portal principal em arco abatido.

Coreto de Mansores

Coreto de Mansores - Visitar Portugal

(Distância: 219 m W)
Um coreto situado no centro de Mansores no entroncamento da rua Nossa Senhora do Rosário com a Alameda dos Benfeitores, habitual nos espaços rurais, a presença do coreto está associada aos templos religiosos, sejam eles igrejas ou capelas, servindo para as respetivas romarias.

Igreja Paroquial de Santa Cristina

Igreja Paroquial de Santa Cristina - Visitar Portugal

(Distância: 644 m NW)
Datada dos séculos XVIII e XIX, teve a sua primeira referência em 1764. Cem anos depois, na primeira pedra para a reedificação da igreja, apareceram pedras oitavadas que se julga serem de colunas de outra igreja anterior com uma data de 1578. Destaca-se a fachada e a torre sineira cobertas de azulejos.

Junta de Freguesia de Escariz

Junta de Freguesia de Escariz - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
O topónimo de Escariz provém de "Aschari" cuja tradução é Ascário. Este termo significa literalmente um guerreiro armado com uma lança de haste de madeira de freixo. No foral atribuído a Santa Maria da Feira por D. Manuel I constava a freguesia de Escariz e de novo no recenseamento de 1527, com D. João III.

Mural de Azulejos

Mural de Azulejos - Visitar Portugal

(Distância: 4 km W)
Este mural de azulejos, situado ao lado da Igreja Matriz, mostra a relevância da antiguidade não só da igreja como da própria localidade e a sua relação com o templo religioso proveniente de um Mosteiro de Monjas Beneditinas, o ex-libris da localidade, e da quanta importância que o Mosteiro representou.

Igreja Matriz de Santo André

Igreja Matriz de Santo André - Visitar Portugal

(Distância: 4 km W)
A Igreja de Santo André é uma edificação anterior ao século XIV, com origem na Igreja do Convento Beneditino ali existente e reconstrução no século XVIII. Destaca-se a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso e com uma cobertura em coruchéu piramidal.

Junta de Freguesia de Chave

Junta de Freguesia de Chave - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
O nome comum desaparecido "chava" na derivação do latim "flava" derivou na atual, com o significado relativo à cor da vegetação sazonal. A Freguesia de Chave é o centro da passagem do litoral nortenho ou até mesmo do Porto para o interior.

Igreja de Santa Eulália

Igreja de Santa Eulália - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Num enquadramento próprio de ruralidade, a Igreja de Santa Eulália tem atribuída a edificação ao século XVIII. Destaca-se a torre sineira anexada à fachada principal e num plano mais recuado, de dois pisos com um remate em coruchéu piramidal.

Junta de Freguesia de São Miguel do Mato

Junta de Freguesia de São Miguel do Mato - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
Não é muita a informação sobre esta localidade que se situa mais a norte no concelho na fronteira com o Distrito do Porto, tendo a freguesia a mesma dedicação da igreja, a São Miguel. Uma bula do Papa Gregório X entrega a igreja ao padroado do Mosteiro de Paço de Sousa.

Capela de São Pedro de Sanfins

Capela de São Pedro de Sanfins - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Referida com a primeira menção nas Memórias Paroquiais de 1758, em que neste lugar de Sanfins se realizava a feira franca, foi referida também no Inquérito Diocesano, em que a capela estava perfeita e tinha três altares. Destaca-se a fachada aberta pela porta e duas janelas a ladear, com friso e frontão idênticos.

gif