Com outras denominações como Igreja Paroquial de Alvarenga ou Igreja de Santa Cruz, é uma construção que remonta aos séculos XIII, XIV, XVIII e XIX, contudo as origens deste templo são do ano de 1094, aquando da doação de uma parte da Igreja ao Mosteiro de Arouca.
Entre os séculos XIII e XIV, a fábrica gótica conserva-se na capela-mor e junto aos ombros da nave e, no século XVI, o padroado da igreja pertence ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere. Só em 1747 o padroado da igreja é transferido para a Companhia de Jesus do Colégio de Coimbra.
A campanha de obras que se realizou no século XVIII foi no sentido da reforma geral do edifício com a ampliação da nave e capela-mor e, na segunda metade deste século, os bens da extinta Companhia de Jesus incorporam-se no património da Universidade de Coimbra. Adensa-se a ruína da igreja e esta passa a pertencer ao padroado da Universidade de Coimbra.
É nos finais do século XVIII que surgem os primeiros pensamentos sobre a edificação de uma nova igreja, que nunca viria a concretizar-se.
Entretanto chegado o século XIX, como ainda não havia sido realizado outro projeto para a nova igreja, opta-se então pela reforma geral da existente, com a substituição do arco triunfal e alteando os corpos da nave e capela-mor, construção da torre sineira e da nova frontaria.
Desenvolve-se na longitudinal com a fachada principal orientada a poente, de planta poligonal formada por nave única e capela-mor. Adossadas ao templo, a sacristia na fachada sul e a torre sineira num plano mais recuado da fachada principal, de planta quadrada coberta com coruchéu piramidal ladeado por pináculos.
A fachada principal em empena triangular apresenta a frontaria flanqueada por pilastras encimadas por pináculos de remate piramidal com esfera sobre os cunhais e cruz no vértice. É rasgado por portal em verga reta, encimado por uma janela de coro gradeada.
Este ponto está situado na localidade Carvalhais, na freguesia Alvarenga.
(Distância: 666 m E)
Sem muitas informações quanto ao seu historial, uma anotação indica que remonta ao período romano. Foi promovida a concelho quando lhe foi atribuído o foral manuelino em 1514, que renovou o foral anterior atribuído por D. Dinis em 1298, mantendo-se assim até 1836.
(Distância: 737 m SE)
Um largo e duas ruas, são os espaços recuperados do centro da aldeia de Quintela, Trancoso, pertencente à freguesia de Alvarenga.
(Distância: 738 m SE)
Este pelourinho está situado na aldeia de Trancoso, pertencendo a Alvarenga, e que já foi sede de Concelho. Recebeu o pelourinho aquando do foral concedido por D. Manuel em 1514.
(Distância: 778 m SW)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.
(Distância: 2 km SW)
Esta ponte é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas por unir estas duas freguesias de Arouca. Começou a ser edificada em 1770 e foi terminada em 1791.
(Distância: 2 km SW)
Na estrada entre Alvarenga e Canelas, a garganta do Paiva é algo em que a natureza se formou, neste segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito, não se limitando no entanto a esta garganta, mas num vasto perímetro entre Castelo de Paiva e Arouca.
(Distância: 2 km E)
Entre Alvarenga e o Santuário de Nossa Senhora do Monte, é deste local que se pode observar a aldeia da foto, Vila Nova, onde que se nota uma recuperação de algumas habitações modernas na mistura das verdadeiras habitações que definem as aldeias de xisto.
(Distância: 3 km W)
Uma igreja dedicada a São Miguel com referências nos séculos XV a XVIII, destaca-se a grande torre sineira terminada em pirâmide quadrangular e o portal em moldura retangular encimado por um óculo circular com as cruzes no vértice e extremos da empena triangular.
(Distância: 3 km E)
O Santuário de Nossa Senhora do Monte, no cimo do monte com o mesmo nome, não tem referências além de uma indicação de 1694 que estava em grande decadência. É uma capela simples em xisto, ladeada por dois coretos e uma paisagem excelente a toda a volta.
(Distância: 3 km E)
A localidade de Alvarenga, sede da freguesia com o mesmo nome, vista do Santuário de Nossa Senhora do Monte. Situada no sopé da Serra de Montemuro, Alvarenga faz parte do Geoparque de Arouca. Alvarenga é o ponto de partida ou de chegada para para variadíssimos trails.