Tudo começou naquele lugar pela existência de uma albergaria, fundada pela Rainha D. Mafalda, vindo a ser mais tarde ampliada e protegida pela sua neta homónima, a Rainha Santa Mafalda.
No século XIII, passou a chamar-se Albergaria do Monte Fuste.
Entre o século XVI e o século XIX, Albergaria passou para da Serra, seguindo-lhe Nossa Senhora da Assunção de Albergaria, terminando por Albergaria das Cabras.
Este nome perdurou até há alguns anos retornando a um dos topónimos e ficando até hoje como Albergaria da Serra.
Uma aldeia típica situada na Serra da Freita, com as ruelas estreitas e casas em granito, usufruindo na sua maioria das residências de telhados de lousa.
Esta foto é a demonstração típica da ruralidade de uma aldeia vocacionada para a criação de gado, sujeitando-se numa passagem do carro, a respeitar as regras, ter de parar para o gado seguir em frente.
Este ponto está situado na localidade Albergaria da Serra, na freguesia Cabreiros e Albergaria da Serra.
(Distância: 359 m SE)
Uma igreja barroca reconstruída nos finais do século XVIII, destaca-se a torre sineira a sul, num plano mais recuado em relação à fachada principal. A porta principal é encimada por uma janela para iluminação do coro, com uma cruz a rematar a empena triangular.
(Distância: 533 m S)
Albergaria da Serra foi cenário de passagem de elementos da realeza portuguesa, da passagem dos romanos e, anteriormente as estes, da presença do ser humano pré-histórico. A freguesia ficou agregada a Cabreiros na reorganização administrativa de 2013.
(Distância: 861 m E)
A Serra da Freita, com uma altitude máxima de mil e cem metros, inclui concelhos como Arouca, São Pedro de Sul (Viseu) e Vale de Cambra (Aveiro). É um verdadeiro paraíso encantado e mágico para a quem a visita, ao encontro da história e das outras belezas como poços, cascatas ou praias fluviais.
(Distância: 906 m SW)
Esta cascata está situada no coração da Serra da Freita, muito próximo da aldeia de Albergaria da Serra. É uma cascata que surge de um rochedo granítico com 97 metros de altura.
(Distância: 2 km S)
As pedras parideiras são um fenómeno natural e geológico raro, que o torna único no Mundo. Um fenómeno um tanto impossível à primeira vista, que nem dá para acreditar.
(Distância: 5 km W)
(Distância: 5 km W)
(Distância: 5 km W)
Dois coretos situado no largo da Igreja Matriz, um de cada lado da escada de acesso ao adro. Sendo um coreto antigamente muito usado, atualmente é ainda utilizado para alguns espetáculos musicais, teatrais ou outros.
(Distância: 5 km NW)
Iniciada a construção no século XVI, na substituição de um outro templo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição viu terminada a sua construção somente no século XVIII em que se realizaram a finalização do interior com a construção dos retábulos colaterais, do púlpito, do retábulo-mor e outros.
(Distância: 5 km SW)