×
Pontos de Interesse no Concelho de Arouca
Junta de Freguesia de São Miguel do Mato (São Miguel do Mato)
Não é muita a informação sobre esta localidade que se situa mais a norte no concelho na fronteira com o Distrito do Porto, tendo a freguesia a mesma dedicação da igreja, a São Miguel. Uma bula do Papa Gregório X entrega a igreja ao padroado do Mosteiro de Paço de Sousa.
Junta de Freguesia de Tropeço (Ferreiros)
O nome de Tropeço, a ver com Trapete, corresponde ao azeite e à sua produção, e teve um nome anterior também ligado ao azeite, Oliveira. A freguesia de Tropeço não tem grandes informações passadas, mas em parte liga-se à ermida São João Batista que se situava no lugar de Cela, a que D. Afonso Henriques e seu filho D. Sancho I atribuíram o Couto em 1171.
Junta de Freguesia de Urrô (Urrô)
Situada na encosta do vale fértil de Arouca e entrada para a Serra da Freita, o topónimo tem origem na sua posição geográfica, provindo Urrô de "Orriolo" ou "Arriola", com significado de pequeno vale. Sem outras informações, Urrô tem origem anterior ao século XII.
Junta de Freguesia de Várzea (Várzea)
A freguesia da Várzea situa-se num fértil vale, junto ao rio Arda, com um historial que ascende a épocas pré-romanas, como uma quinta agrícola que atravessa o período visigótico, podendo mesmo dizer até ao período da dominação árabe, entre os séculos VII e VIII.
Memorial de Santa Eulália (Santa Eulália)
Situado na freguesia de Santa Eulália, o Memorial de Santo António do Burgo é um monumento considerado como um dos mais significativos do género no norte do País.
Moinho Tradicional de Espiunca (Espiunca)
Mesmo ao lado da Junta de Freguesia, encontra-se este pequeno edifício recuperado classificado como moinho e que faz parte dos moinhos tradicionais, com o dia 7 de abril comemorativo para tal elemento.
Mosteiro de Arouca (Arouca)
Este mosteiro está indiciado do século X, mas do original só restam algumas pedras que foram aproveitadas para uma parede do atual edifício, datado dos séculos XVII e XVIII.
Mural de Azulejos (Escariz (Freguesia))
Este mural de azulejos, situado ao lado da Igreja Matriz, mostra a relevância da antiguidade não só da igreja como da própria localidade e a sua relação com o templo religioso proveniente de um Mosteiro de Monjas Beneditinas, o ex-libris da localidade, e da quanta importância que o Mosteiro representou.
Museu de Trilobites Gigantes (Canelas)
Este Museu transforma-se num Centro de Interpretação Geológica de Canelas/Arouca dedicado à conservação de espécies que surgiram no mar há 500 milhões de anos. Este pequeno museu tem a maior trilobite, ou trilobita, do mundo.
Pedras Parideiras (Castanheira)
As pedras parideiras são um fenómeno natural e geológico raro, que o torna único no Mundo. Um fenómeno um tanto impossível à primeira vista, que nem dá para acreditar.