×
Pontos de Interesse no Concelho de Arouca
Igreja Matriz de São Miguel de Canelas (Canelas)
Uma igreja dedicada a São Miguel com referências nos séculos XV a XVIII, destaca-se a grande torre sineira terminada em pirâmide quadrangular e o portal em moldura retangular encimado por um óculo circular com as cruzes no vértice e extremos da empena triangular.
Igreja Matriz de Urrô (Urrô)
Torre sineira da época românica, que se eleva em frente da porta da Igreja de Urrô, do século XII mas reconstruída no século XVII, de uma tipologia elementar e de construção elementar, única no concelho.
Igreja Nossa Senhora da Assunção (Albergaria da Serra)
Uma igreja barroca reconstruída nos finais do século XVIII, destaca-se a torre sineira a sul, num plano mais recuado em relação à fachada principal. A porta principal é encimada por uma janela para iluminação do coro, com uma cruz a rematar a empena triangular.
Igreja Paroquial de Santa Cristina (Estrada, Mansores)
Datada dos séculos XVIII e XIX, teve a sua primeira referência em 1764. Cem anos depois, na primeira pedra para a reedificação da igreja, apareceram pedras oitavadas que se julga serem de colunas de outra igreja anterior com uma data de 1578. Destaca-se a fachada e a torre sineira cobertas de azulejos.
Igreja Paroquial de São Salvador (Burgo)
A época de construção da Igreja de São Salvador do Burgo está dividida em dois séculos, o XV e o XVIII. Na primeira metade do século XVIII aquela edificação proveniente do século XV resulta numa nova campanha de obras, sendo o interior finalizado na segunda metade deste século.
Junta da União de Freguesias de Arouca e Burgo (Arouca)
Arouca teve o seu renascimento histórico com a implantação e consequentemente no crescimento com o seu Mosteiro e com uma das figuras importantes do Reino e do próprio Mosteiro, como foi o caso de D. Mafalda, neta do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Junta da União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde (Silveiras)
Covelo de Paivó pertenceu sucessivamente aos concelhos de Sul e depois de São Pedro do Sul, até passar para o de Arouca em 1917, havendo sinais de ocupação romana. Em Janarde, pelo contrário, não há indicação desse povo. Em 1852 passa para a comarca e concelho de Arouca.
Junta de Freguesia de Albergaria da Serra (Albergaria da Serra)
Albergaria da Serra foi cenário de passagem de elementos da realeza portuguesa, da passagem dos romanos e, anteriormente as estes, da presença do ser humano pré-histórico. A freguesia ficou agregada a Cabreiros na reorganização administrativa de 2013.
Junta de Freguesia de Alvarenga (Quintela, Alvarenga)
Sem muitas informações quanto ao seu historial, uma anotação indica que remonta ao período romano. Foi promovida a concelho quando lhe foi atribuído o foral manuelino em 1514, que renovou o foral anterior atribuído por D. Dinis em 1298, mantendo-se assim até 1836.
Junta de Freguesia de Burgo (Burgo)
Burgo foi vila e sede de concelho durante quase cinco séculos, entre 1363 e 1817, ano em que passou a fazer parte do concelho de Arouca. Nesse tempo designava-se de Vila Meã do Burgo ou Burgo Novo de Arouca, uma pequena povoação que simplesmente se estabeleceu e desenvolveu à volta do Mosteiro.