×
Pontos de Interesse no Concelho de Arouca
Cascata da Frecha da Mizarela (Mizarela)
Esta cascata está situada no coração da Serra da Freita, muito próximo da aldeia de Albergaria da Serra. É uma cascata que surge de um rochedo granítico com 97 metros de altura.
Coreto de Mansores (Vila, Mansores)
Um coreto situado no centro de Mansores no entroncamento da rua Nossa Senhora do Rosário com a Alameda dos Benfeitores, habitual nos espaços rurais, a presença do coreto está associada aos templos religiosos, sejam eles igrejas ou capelas, servindo para as respetivas romarias.
Coretos da Senhora do Monte (Vila Nova)
Dois coretos idênticos situados no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Monte, local de apresentações musicais, teatrais ou outras, nas festas anuais da freguesia de Alvarenga. De planta hexagonal, são constituídos por uma base de xisto em que se elevam seis colunas de ferro e uma cobertura de chapéu.
Cruzeiro de Fermedo (Fermedo)
Um cruzeiro situado no adro da Igreja Matriz, composto pelo fuste assente sobre dois degraus, quadrados, encimado por um bloco com relevos nas quatro faces, uma esfera armilar e uma cruz.
Espaços Principais de Quintela (Quintela, Alvarenga)
Um largo e duas ruas, são os espaços recuperados do centro da aldeia de Quintela, Trancoso, pertencente à freguesia de Alvarenga.
Garganta do Paiva (Alvarenga (Freguesia))
Na estrada entre Alvarenga e Canelas, a garganta do Paiva é algo em que a natureza se formou, neste segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito, não se limitando no entanto a esta garganta, mas num vasto perímetro entre Castelo de Paiva e Arouca.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Rossas)
Iniciada a construção no século XVI, na substituição de um outro templo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição viu terminada a sua construção somente no século XVIII em que se realizaram a finalização do interior com a construção dos retábulos colaterais, do púlpito, do retábulo-mor e outros.
Igreja de Nossa Senhora da Expectação (Fermedo)
Pouco se sabe da Igreja de Fermedo, somente que a sua dedicação original era Santa Maria mais tarde substituída pela atual de Nossa Senhora de Expectação. Destaca-se a fachada terminada em empena triangular que, tal como a torre sineira, é forrada a azulejos.
Igreja de Santa Eulália (Chave)
Num enquadramento próprio de ruralidade, a Igreja de Santa Eulália tem atribuída a edificação ao século XVIII. Destaca-se a torre sineira anexada à fachada principal e num plano mais recuado, de dois pisos com um remate em coruchéu piramidal.
Igreja de Santa Eulália (Santa Eulália)
A Igreja de Santa Eulália, um edifício considerado dos séculos XV e XIX, poderá no entanto remontar a um período anterior ao século XV. Destaca-se a fachada principal aberta pelo portal encimado por um janelão de coro retangular separado por um friso do frontão angular com remate em triangular.