×
Pontos de Interesse no Concelho de Arouca
Capela de Nossa Senhora do Campo (Paço, Rossas)
A devoção à Capela de Nossa Senhora do Campo é muito maior do que à padroeira Nossa Senhora da Conceição. Foi mandada construir por um crente chamado Manuel José Ayres, no ano de 1792 e com ajuda da população, como promessa se a Senhora do Campo os protegesse das intempéries dos invernos que provocavam verdadeiros caos nos campos de cultivo.
Capela de Nossa Senhora do Carmo (Arouca)
A Capela de Nossa Senhora do Carmo está situada na Rua do Calvário, sem qualquer historial. A fachada principal é aberta pelo portal em arco de volta quebrada, apresentando no lado sul uma porta em arco quebrado na nave e uma janela de moldura quadrangular na capela-mor.
Capela de Nossa Senhora do Rosário (Vila, Mansores)
Esta capela, datada do final do século XIX, substituiu uma anterior capela com o mesmo nome, que se situava próxima do local atual. Destaca-se a torre sineira no mesmo plano da fachada principal, ambas forradas a azulejos, e delimitadas por pilastras e com o portal principal em arco abatido.
Capela de Santo António (Arouca)
Situada em frente à Câmara Municipal, esta capela foi construída na primeira metade do século XVIII, fundada por uma devota no sítio do Aro. Na segunda metade deste século deu-se a construção do retábulo principal e a pintura do retábulo lateral da esquerda.
Capela de São Frutuoso (Burgo)
Capela do Espírito Santo e São Frutuoso, datada do século XVIII de um estilo barroco, de planta longitudinal, é constituída de uma só nave retangular e um anexo também retangular adossado ao lado esquerdo.
Capela de São João Batista das Costeiras (Valedasna)
A Capela de São João das Costeiras é uma edificação do século XVI, realizando-se a primeira edificação no ano de 1581 e, no ano de 1758, uma campanha de obras no sentido de uma reforma. Apresenta-se no alto de uma encosta, com uma excelente paisagem em frente do adro.
Capela de São Pedro (Arouca)
A Capela de São Pedro, situada no centro urbano de Arouca, tem a indicação de pertencer ao século XVI, mas há indicação de vestígios, dos séculos XIV e XV, de um anterior arco triunfal gótico. Há uma verdadeira reforma do templo no século XVI.
Capela de São Pedro de Sanfins (Sanfins)
Referida com a primeira menção nas Memórias Paroquiais de 1758, em que neste lugar de Sanfins se realizava a feira franca, foi referida também no Inquérito Diocesano, em que a capela estava perfeita e tinha três altares. Destaca-se a fachada aberta pela porta e duas janelas a ladear, com friso e frontão idênticos.
Casa da Cultura de Fermedo (Cabeçais)
Uma edificação setecentista destinada a Câmara Municipal, foi tribunal e cadeia e depois uma escola feminina. No século XX a escadaria viria a sofrer uma desmontagem e reconstrução com a passagem da E.N. Atualmente (2024) é utilizada para exposições sobre a vila e costumes desta freguesia.
Casas Típicas em Xisto (Espiunca)
Estas casas estão recuperadas, tal como a rua que é a rua principal da aldeia com o seu final no pequeno Largo da Igreja. Esta recuperação deve-se à construção dos Passadiços do Paiva, que têm ali um dos seus extremos.