×
Pontos de Interesse no Concelho de Melgaço
Junta Freguesia de Roussas (Crasto)
Sendo o território de Roussas anterior à Nacionalidade, com origem na Baixa Idade Média, é referenciada no século XII, nas escrituras do Mosteiro de Fiães, e nas Inquirições de 1258 e 1290. Pertenceu à Comarca de Melgaço, depois a Monção, e finalmente regressou à de Melgaço.
Marco Territorial Nº 1 (Cevide)
O ponto mais a norte de Portugal, uma terra que sempre foi alvo dos olhos das autoridades, por causa da facilidade de se atravessar desde ou para Espanha e do contrabando, é o local do Marco nº 1 de Portugal Continental.
Pelourinho de Castro Laboreiro (Castro Laboreiro)
O Pelourinho, datado de 1560, chegou a ser desmantelado em 1860, mas foi reconstruído e remontado no seu local original diante do antigo edifício da Casa da Câmara.
Ponte de Cava da Velha (Castro Laboreiro)
Uma ponte do século I, do tempo dos romanos, sendo considerada a mais imponente ponte da freguesia, foi reformada na era medieval.
Ponte Internacional de Cevide (Cevide)
A ligação entre os dois países, Portugal e Espanha, é feita pela ponte mais pequena ou das mais pequenas do território, feita em madeira. Atravessa o pequeno rio Troncoso de leito estreito, mostrando os nomes dos países na vertical.
Ponte Romana da Folia (Remoães)
Uma ponte romana, possivelmente com origem entre os séculos II e V d.C., atravessa a Ribeira da Folia na antiga estrada que ligava Monção a Melgaço. Um só arco suporta um tabuleiro em cavalete com guardas.
Ponte Romana de Lajes (Crastos)
Conhecida como Ponte de Lajes, é mais um vestígio deixado pelo Império Romano num período que deverá corresponder entre os séculos II a V d.C. O piso do tabuleiro sobre um arco único é formado por grandes lajes e daí o seu nome.
Ponte Velha (Castro Laboreiro)
Construída em alvenaria de granito, sem guardas e pavimento de calçada. O tabuleiro arqueado sobre um único arco de volta redonda, as aduelas são largas e curtas e o extradorso irregular.
Rio Minho em Remoães (Remoães)
Este é o troço do rio Minho que é visto da freguesia de Remoães, o rio que corre de Espanha para o Oceano Atlântico oferecendo paisagens únicas de um rio que separa dois países em que serve de fronteira.
Rio Minho (Melgaço)
Neste local, da Capela de Pastoriza, temos o privilégio de ver o silencioso rio Minho a fazer os seus contornos a caminhar para o Oceano Atlântico, fazendo a fronteira com Espanha depois de entrar em Portugal junto da localidade de Cevide.