Uma ponte do século I, do tempo dos romanos, foi reformada na era medieval.
A mais imponente ponte da freguesia, o tabuleiro em cavalete acentuado assenta sobre dois arcos de volta perfeita. Os arcos, de tamanjos diferentes, são protegidos por talha-mares prismático a ontante e retangular a jusante.
Este monumento está inserido na Rota do Romano, do Portal de Ponte de Lima, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
Está classificada como Monumentio Nacional desde 1986.
Este ponto está situado na localidade Castro Laboreiro, na freguesia Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.
(Distância: 3 km N)
O Castelo foi fundado em 955 por iniciativa de São Rosendo. D. Afonso Henriques conquistou este Castelo aos Leonenses em 1140, mandando-o reparar cinco anos mais tarde.
(Distância: 3 km N)
Existem tanques comunitários por essas aldeias fora neste País, que eram o ponto de encontro das mulheres das aldeias.
(Distância: 3 km N)
O Pelourinho, datado de 1560, chegou a ser desmantelado em 1860, mas foi reconstruído e remontado no seu local original diante do antigo edifício da Casa da Câmara.
(Distância: 3 km N)
De invocação a Nossa Senhora da Visitação, foi fundado na época pré-românica, embora com grandes modificações posteriores com a campanha gótica e outra na segunda metade do século XVIII.
(Distância: 3 km N)
Construída em alvenaria de granito, sem guardas e pavimento de calçada. O tabuleiro arqueado sobre um único arco de volta redonda, as aduelas são largas e curtas e o extradorso irregular.
(Distância: 6 km SW)
Datado do século XVIII, crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.
(Distância: 6 km NW)
A Igreja de Lamas do Mouro, também conhecida por São João Baptista, foi um antigo Mosteiro de Templários. Após a supressão desta ordem em 1344 o cenóbio reverteu à coroa.
(Distância: 6 km NW)
O forno comunitário era e é para cozer o pão, e os habitantes tinham o seu dia e a sua hora para o fazer, e assim todos conseguiam a sua utilização sem problema algum.
(Distância: 9 km NW)
O seu pequeno território em 1141 é integrado no Couto do Mosteiro de Paderne. No início da segunda metade do século XVI, Cubalhão torna-se Paróquia, e na segunda metade do século XVIII Cubalhão já era freguesia.
(Distância: 9 km NW)
Esta igreja remonta a uma construção seiscentista que viria a reformulada no século XVIII. O território de Cubalhão integrava, no século XII, no Couto do Mosteiro de Paderne. Cubalhão foi elevada a Paróquia no século XVI.