Igreja Paroquial de Roussas
Igreja Paroquial de Roussas
A Igreja de Santa Marinha de Roussas, padroeira desta localidade, foi mandada reconstruir no século XVII pelo benemérito e Abade da freguesia, Brás de Andrade da Gama, e novamente no século XIX, já constando nas Inquirições de 1258.

História

Igreja Matriz de Roussas

1690 é o ano em que a Igreja de Santa Marinha de Roussas, padroeira desta localidade, foi mandada reconstruir pelo benemérito e Abade da freguesia, Brás de Andrade da Gama. A antiguidade da localidade provocou que já nas primeiras Inquirições do ano de 1258 constasse a Igreja pertencente ao Bispado de Tui. Há indicações que neste tempo era uma simples capela.

Em 1444, o templo religioso viria a sofrer umas transações administrativas, o que era muito comum na Idade Média. Por esta razão, a transferência de Bispado realizou-se, deixando o Bispado de Tui para o de Ceuta, onde se manteve até ao ano de 1512, sendo que no ano seguinte sofreu nova transferência para a de Valença do Minho. Anos mais tarde após a reconstrução, deu-se o terramoto do qual o templo não viria a sofrer qualquer dano. Nos finais do século XIX dá-se uma nova reconstrução da Igreja.

Descrição

Igreja Matriz de Roussas
Igreja Matriz de Roussas

Situada num espaço rural, isolado no interior da localidade, integra-se num adro delimitado por um muro de alvenaria.

Desenvolvida na longitudinal e com uma planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossa-se a esta, à direita e num plano mais recuado, a torre sineira quadrangular e no lado oposto a sacristia.

A fachada principal está delimitada por cunhais apilastrados, em que o remate é feito por pináculos piramidais e centrado por uma cruz latina. A fachada termina em frontão triangular e é rasgada por um portal de verga reta encimado por uma moldura e remate com um frontão triangular. Sobre este abre-se uma janela quadrada.

Localização

Este ponto está situado na localidade Igreja, na freguesia Vila e Roussas.

Coordenadas GPS: N 42 06.202' W 008 15.039'  (42.10337, -8.25065)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cruzeiro de Roussas

Cruzeiro de Roussas - Visitar Portugal

(Distância: 186 m NE)
Um cruzeiro num encontro de ruas em Castro, freguesia de Roussas, a cruz assenta num fuste facetado sobre uma base de secção quadrada e dois degraus igualmente quadrados.

Junta Freguesia de Roussas

Junta Freguesia de Roussas - Visitar Portugal

(Distância: 267 m NE)
Sendo o território de Roussas anterior à Nacionalidade, com origem na Baixa Idade Média, é referenciada no século XII, nas escrituras do Mosteiro de Fiães, e nas Inquirições de 1258 e 1290. Pertenceu à Comarca de Melgaço, depois a Monção, e finalmente regressou à de Melgaço.

Junta de Freguesia de São Paio

Junta de Freguesia de São Paio - Visitar Portugal

(Distância: 976 m SW)
A história de São Paio surge com as Inquirições Paroquiais. Não havendo informações sobre vestígios pré-históricos, este território não deixa de ser anterior à nacionalidade dado que a Infanta D. Urraca em 1071 doa metade do Mosteiro de São Paio de Paderne a Santiago de Compostela, e com ela a Igreja de São Paio.

Junta da União de Freguesias de Prado e Remoães

Junta da União de Freguesias de Prado e Remoães - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
A freguesia de Prado tem no seu topónimo a origem da sua existência. Tal se deve aos fartos, grandes e numerosos prados de pastagem para o gado vacum, caprino e lanígero. Remoães é referenciado nas terceiras Inquirições de D. Dinis em 1307.

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Propriedade privada de descendentes de Manuel José Gomes, o mandatário da construção da dita capela que é conhecido como "Mestre Regueiro" devido à sua naturalidade no lugar. Uma construção de 1866, tendo em frente desta uma outra obra de arte mais antiga, do ano de 1659, o cruzeiro.

Câmara Municipal de Melgaço

Câmara Municipal de Melgaço - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Câmara Municipal de Melgaço - Largo Hermenegildo Solheiro, 4960-551 Melgaço

Capela de São Tiago

Capela de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
A Capela de São Tiago é uma capela privada pertencente ao solar junto. O acesso da família a quem pertence o solar faz-se pelo interior do pátio. Salienta-se a decoração do tímpano que é separado por um friso, tendo ao centro um nicho que alberga uma imagem do padroeiro São Tiago.

Arcas Tumulares Medievais

Arcas Tumulares Medievais - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Duas bem preservadas arcas tumulares, situadas no adro da Igreja da Misericórdia de Melgaço, situadas num tempo cronológico compreendido entre os séculos XII e XV, da Baixa Idade Média.

Igreja da Misericórdia de Melgaço

Igreja da Misericórdia de Melgaço - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
A Igreja de Santa Maria do Campo foi entregue à Misericórdia, nos finais do século XVI, pelo Arcebispo de Braga de então, Frei de Bartolomeu de Mártires. A instituição conseguiu sobreviver apesar da falta de recursos financeiros no século XVII.

Igreja Matriz de Melgaço

Igreja Matriz de Melgaço - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
A igreja é datada do século XII, pertencendo assim à época românica. Da sua primitiva traça já pouco resta, devendo-se às muitas remodelações que a igreja sofreu ao longo dos tempos.

gif