×
Pontos de Interesse no Concelho de Melgaço
Igreja de Lamas de Mouro (Lamas de Mouro)
A Igreja de Lamas do Mouro, também conhecida por São João Baptista, foi um antigo Mosteiro de Templários. Após a supressão desta ordem em 1344 o cenóbio reverteu à coroa.
Igreja de Santa Maria da Visitação (Castro Laboreiro)
De invocação a Nossa Senhora da Visitação, foi fundado na época pré-românica, embora com grandes modificações posteriores com a campanha gótica e outra na segunda metade do século XVIII.
Igreja de Santa Maria de Fiães (Fiães)
Igreja do mosteiro da Ordem de Cister, foi construída na primeira metade do século XIII e reformada nos séculos XVII e XVIII na fachada e no interior das naves.
Igreja Matriz de Melgaço (Melgaço)
A igreja é datada do século XII, pertencendo assim à época românica. Da sua primitiva traça já pouco resta, devendo-se às muitas remodelações que a igreja sofreu ao longo dos tempos.
Igreja Paroquial de Alvaredo (Alvaredo)
Esta Igreja, com invocação ao São Martinho, é uma construção do ano de 1118. No século XX foi parcialmente reconstruída após uma derrocada que afetou o telhado e parte das paredes A torre sineira quadrada está adossada à direita da fachada.
Igreja Paroquial de Chaviães (Igreja e Pena)
Com referências de 1177 e de 1183, em 1320 a paróquia é integrada na Diocese de Tuy. Entre 1551 e 1581, realizou-se a anexação perpétua da Igreja de Santa Maria Madalena de Chaviães à Igreja de Santa Seculina, também de Chaviães.
Igreja Paroquial de Cristoval (Porta)
Não há informações históricas sobre a igreja. Pouco habitual nos templos religiosos, a torre sineira encontra-se adossada às traseiras da igreja. A fachada é aberta pela porta em arco encimada de uma janela retangular e terminada na cruz.
Igreja Paroquial de Gave (Gave)
A Igreja Paroquial de Gave só muito tarde, durante o século XVIII, é referida pelas Memórias Paroquiais. Destaca-se a torre sineira num plano mais recuado, com dois registos separados por cornija e cunhais apilastrados, com o campanário de quatro sinos.
Igreja Paroquial de Paços (Igreja e Outeiro)
Igreja Matriz de Paços, dedicada a Santa Ana, é uma construção do século XVII. Foi devastada por um incêndio poucos anos depois da construção. Com as Inquirições Paroquiais em 1758, a freguesia já pertencia ao Arcebispado de Braga.
Igreja Paroquial de Parada do Monte (Aldeia Grande)
Não havendo informações históricas sobre esta igreja, aparentemente pertence ao século XVIII. Com a fachada orientada a poente, destaca-se a torre sineira com um relógio na parte inferior e quatro sineiras na superior.