×
Pontos de Interesse no Concelho de Melgaço
Contrabandista (Cevide)
Cevide, sendo o ponto mais próximo de Espanha nesta região, os problemas com o contrabando eram bem grandes. A figura do contrabandista é a homenagem a um passado em que os homens arriscavam a sua vida para transportar mercadoria e vendê-la em outro país.
Convento das Carvalhiças (Melgaço)
No decorrer do século XVIII é edificado o Convento de Nossa Senhora da Conceição, não sendo concluído na totalidade, mas já com as condições suficientes para a utilização das instalações por parte dos frades, inclusivamente a igreja.
Convento e Igreja Matriz de Paderne (Portela e Moinhos)
A Igreja, sendo do século XIII, pertenceu ao antigo Convento feminino fundado no século XII, a quem D. Afonso Henriques concedeu o couto em 1141.
Cruzeiro de Roussas (Crasto)
Um cruzeiro num encontro de ruas em Castro, freguesia de Roussas, a cruz assenta num fuste facetado sobre uma base de secção quadrada e dois degraus igualmente quadrados.
Encontro dos Rios (Cevide)
Neste local encontram-se os dois rios, o rio Minho que nasce em Espanha e que vai desaguar ao Atlântico junto de Caminha, separando estes dois países, e o rio Troncoso que nasce em Portugal, mas igualmente tem a função de o separar de Espanha.
Estátua de Inês Negra (Melgaço)
Nos finais do século XIV Portugal e Castela entraram em confronto devido ao problema sucessório ao trono português, confronto que acabou por ser resolvido, segundo a lenda, por uma luta pessoal entre Inês Negra de um lado e a Arrenegada do outro.
Fonte da Vila (Melgaço)
Situada numa zona de Melgaço restaurada, a fonte era conhecida como Fonte de São Facundo devido à sua proximidade com a Igreja de São Facundo. Uma fonte dos finais do século XVII, foi construída onde havia uma nascente.
Fonte de São João (Melgaço)
A Fonte de São João encontra-se na Praça da República desde o início do século passado, após uma transladação de outro lugar denominado de Assadura onde tinha sido construída no século XVIII. Num nicho no topo São João Batista batiza Jesus Cristo.
Forno Comunitário de Lamas de Mouro (Lamas de Mouro)
O forno comunitário era e é para cozer o pão, e os habitantes tinham o seu dia e a sua hora para o fazer, e assim todos conseguiam a sua utilização sem problema algum.
Igreja da Misericórdia de Melgaço (Melgaço)
A Igreja de Santa Maria do Campo foi entregue à Misericórdia, nos finais do século XVI, pelo Arcebispo de Braga de então, Frei de Bartolomeu de Mártires. A instituição conseguiu sobreviver apesar da falta de recursos financeiros no século XVII.