×
Pontos de Interesse no Concelho de Melgaço
Capela de Nossa Senhora do Socorro (Souto Mendo de Cima)
Uma pequena capela, enquadrada no meio rural, salienta.se a fachada truncada pela sineira e a sacristia adossada ao lado direito junto com uma pequena escada para acesso ao interior.
Capela de São Bartolomeu e Nossa Senhora da Cabeça (São Bartolomeu)
Sem quaisquer informações, esta capela dedicada a São Bartolomeu e Nossa Senhora da Cabeça é uma capela simples, isolada, no meio rural, com a fachada aberta pela porta encimada por uma sineira vazia.
Capela de São Brás (Carvalheira)
Sem qualquer outra informação além do nome, é uma capela situada à beira da estrada numa localização estranha sem qualquer motivo aparente para o seu local. Salienta-se o cruzeiro em frente e a pequena fonte no muro do passeio.
Capela de São Gregório (São Gregório)
A Capela de São Gregório, uma construção do século XVII ou XVIII, passou a ser mais conhecida por Santa Bárbara, mantendo no entanto os dois nomes comuns. Salienta-se na fachada a sineira a truncar a empena.
Capela de São Julião (Melgaço)
Esta capela teve provavelmente a sua edificação no século XIII, e terá integrado uma gafaria, de que em 1240 havia uma referência à sua existência perto de Nossa Senhora da Orada. No início do século XVIII a Capela passa a propriedade particular.
Capela de São Tiago (Corredoura)
A Capela de São Tiago é uma capela privada pertencente ao solar junto. O acesso da família a quem pertence o solar faz-se pelo interior do pátio. Salienta-se a decoração do tímpano que é separado por um friso, tendo ao centro um nicho que alberga uma imagem do padroeiro São Tiago.
Casas Fronteiriças (São Gregório)
Estas são antigas casas de fronteira, a última localidade antes de se passar para Espanha. Tendo as fronteiras deixado de ter sentido, estas casas estão ao abandono. A Câmara Municipal de Melgaço tem já um projeto para a sua recuperação.
Castelo de Castro Laboreiro (Castro Laboreiro)
O Castelo foi fundado em 955 por iniciativa de São Rosendo. D. Afonso Henriques conquistou este Castelo aos Leonenses em 1140, mandando-o reparar cinco anos mais tarde.
Castelo de Melgaço (Melgaço)
A sua construção data de 1170, a mando de D. Afonso Henriques, e o primeiro documento a referir a povoação foi a Carta de Foral em 1183, do mesmo rei.
Cavalos Selvagens (Gave)
Com a freguesia de Gave a abrir uma das portas para a Serra e para o Parque Natural da Peneda/Gerês, nada melhor que a natureza num cenário igualmente admirável que o parque atualmente usufrui devido à classificação que lhe foi atribuída.