×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Gaia
Casa-Museu Teixeira Lopes (Santa Marinha)
Uma construção do arquiteto e irmão do artista e dono da casa José Teixeira Lopes, a edificação desta casa-museu ocorreu no ano de 1895 destinada para residência e atelier de António Teixeira Lopes.
Casa Barbot (Santa Marinha)
Situada na avenida principal de Vila Nova de Gaia, a Avenida da República, a Casa Barbot não deixa de marcar um impacto do seu estilo na malha urbana da cidade. É Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1982.
Castelo de Gaia (Santa Marinha)
Era nesta colina de Vila Nova de Gaia que se situava o Castelo, onde agora há um parque habitacional, de que se pensa que a sua primitiva ocupação reporte à idade do Bronze ou a um castro dos Celtas.
Caves do Vinho do Porto (Santa Marinha)
Seguindo o historial de Vila Nova Gaia, o maior desenvolvimento económico que a cidade teve foi por parte da povoação de Gaia que, a partir do século XVIII, teve o seu auge com o aparecimento dos armazéns do Vinho do Porto para exportação.
Centro Histórico de São Pedro da Afurada (São Pedro da Afurada)
A posição geográfica de São Pedro da Afurada permite-nos uma visão muito ampla ao referirmos o centro histórico que se resume a meia dúzia de ruas, como as três que ligam ao largo e duas perpendiculares, com a marginal a ligar-se a estas.
Convento Corpus Christi (Santa Marinha)
Situado no Largo de Aljubarrota, o conjunto conventual Corpus Christi teve a sua edificação no século XIV, mais concretamente no ano de 1345.
Fonte de São Roque (Santa Marinha)
Esta fonte está situada na zona antiga de Vila Nova de Gaia, o que leva a crer por isso que a Rua Cândido dos Reis seja das mais antigas desta cidade, pois faz a ligação da ribeira de Gaia à parte alta da cidade.
Fotos de Vila Nova de Gaia e do Rio Douro (Vila Nova de Gaia)
Igreja Paroquial de Santa Marinha (Santa Marinha)
Com todas as suas transformações realizadas nos finais do século XVI e princípios do século XVII, a Igreja Paroquial de Santa Marinha é na verdade um templo que remonta ao século XVI.
Igreja Paroquial de Santo André (Canidelo)
Uma freguesia simples piscatória e agrária como a de Canidelo, tem na sua Igreja o seu valor patrimonial, uma igreja em linhas simples e harmoniosas, tendo como expoente máximo a imagem de madeira do século XVII, do seu padroeiro Santo André.