O único exemplar da Arte Nova existente na cidade deixa transparecer que o significado da Arte Nova em Portugal teve muito pouca relevância, comparativamente com outros Países da Europa.
Na verdade a história veio confirmar que este movimento arquitetónico não passou de uma simples tentativa de coerência e continuidade.
Situada na avenida principal de Vila Nova de Gaia, a Avenida da República, não deixa no entanto de marcar um impacto do seu estilo na malha urbana da cidade. No entanto o maior impacto não foi propriamente pelo plano decorativo da Arte Nova mas pelo seu nível estrutural, destacado verdadeiramente pelos volumes desenvolvidos em planos diferenciados. É de realçar igualmente as formas de inspiração árabe, como acontece com a cobertura, os azulejos de inspiração neoclássica e outros elementos.
A fachada lateral, orientada para a Avenida da República, apresenta duas varandas sobrepostas de composição conjunta. No ângulo encontra-se uma outra varanda em consola, de planta circular, que corresponde ao piso térreo.
Na fachada a norte, o maior destaque vai para o terraço superior com a cobertura hexagonal ao centro, cujo desenho repete no piso inferior. A escadaria exterior com acesso ao portal está protegida por uma cobertura de ferro.
É Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1982.
Este ponto está situado na localidade Santa Marinha, na freguesia Santa Marinha e São Pedro da Afurada.