A Câmara Municipal está situada na principal Av. da República, uma avenida nova dos finais do século XIX e princípios do século XX, a qual se deve ao desenvolvimento da cidade de Vila Nova de Gaia.
Capela situada à frente do rio Douro na Av. Diogo Leite há quase duzentos e cinquenta anos, as memórias paroquiais que dão conta do registo indicam para o período anterior a 1758, faltando no entanto um historial concreto.
Num dos sítios mais emblemáticos da história da freguesia de Santa Marinha, o morro do Castelo de Gaia é o lugar onde a Capela de Bom Jesus se situa, sendo uma das mais antigas da região.
Tendo sido achada uma imagem do Senhor Crucificado em 1140, o Bispo do Porto de então, D. Pedro Rabaldio, mandou edificar uma ermida no lugar onde atualmente é a Capela do Senhor de Além, para albergar essa imagem.
Uma construção do arquiteto e irmão do artista e dono da casa José Teixeira Lopes, a edificação desta casa-museu ocorreu no ano de 1895 destinada para residência e atelier de António Teixeira Lopes.
Situada na avenida principal de Vila Nova de Gaia, a Avenida da República, a Casa Barbot não deixa de marcar um impacto do seu estilo na malha urbana da cidade. É Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1982.
Era nesta colina de Vila Nova de Gaia que se situava o Castelo, onde agora há um parque habitacional, de que se pensa que a sua primitiva ocupação reporte à idade do Bronze ou a um castro dos Celtas.
Seguindo o historial de Vila Nova Gaia, o maior desenvolvimento económico que a cidade teve foi por parte da povoação de Gaia que, a partir do século XVIII, teve o seu auge com o aparecimento dos armazéns do Vinho do Porto para exportação.
Esta fonte está situada na zona antiga de Vila Nova de Gaia, o que leva a crer por isso que a Rua Cândido dos Reis seja das mais antigas desta cidade, pois faz a ligação da ribeira de Gaia à parte alta da cidade.