Uma construção do arquiteto e irmão do artista e dono da casa José Teixeira Lopes, a edificação desta casa-museu ocorreu no ano de 1895 destinada para residência e atelier de António Teixeira Lopes.
Na esquina com a rua Cândido Reis e em frente da Junta de Freguesia de Santa Marinha, a construção deste edifício foi feita com base na ideia de albergar duas funções, como a de habitação e de museu. Uma só pessoa que se dividia em duas, o dono e o artista.
Uma construção do arquiteto e irmão do artista e dono da casa José Teixeira Lopes, a edificação ocorreu no ano de 1895 destinada para residência e atelier de António Teixeira Lopes que aqui viveu até à sua morte em 1942. Com a morte do António, este deixou a casa/museu à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e assim se mantém até agora.
Entretanto, a parte de habitação do artista foi transformada em museu que possui valiosas obras de arte e uma coleção importante de esculturas em bronze e mármore e maquetas em gesso. O atelier foi transformado em galerias que enquadram essencialmente pintura, escultura e artes decorativas.
Este ponto está situado na localidade Santa Marinha, na freguesia Santa Marinha e São Pedro da Afurada.
(Distância: 432 m E)
A Câmara Municipal está situada na principal Av. da República, uma avenida nova dos finais do século XIX e princípios do século XX, a qual se deve ao desenvolvimento da cidade de Vila Nova de Gaia.
(Distância: 659 m N)
Esta fonte está situada na zona antiga de Vila Nova de Gaia, o que leva a crer por isso que a Rua Cândido dos Reis seja das mais antigas desta cidade, pois faz a ligação da ribeira de Gaia à parte alta da cidade.
(Distância: 914 m N)
Com todas as suas transformações realizadas nos finais do século XVI e princípios do século XVII, a Igreja Paroquial de Santa Marinha é na verdade um templo que remonta ao século XVI.
(Distância: 1 km NW)
A ideia de um mercado começou a surgir em 1868, quando ainda se comercializava ao ar livre junto ao cais da Vila, mas apenas em 1904 o projeto se realizou com a grande revolução construtiva de um edifício que perdura até agora.
(Distância: 1 km NW)
Situado no Largo de Aljubarrota, o conjunto conventual Corpus Christi teve a sua edificação no século XIV, mais concretamente no ano de 1345.
(Distância: 1 km N)
Capela situada à frente do rio Douro na Av. Diogo Leite há quase duzentos e cinquenta anos, as memórias paroquiais que dão conta do registo indicam para o período anterior a 1758, faltando no entanto um historial concreto.
(Distância: 1 km N)
A construção deste mosteiro apresenta uma planta composta pela igreja de planta circular, a capela-mor de planta retangular e o claustro também de planta circular, dispostos sequencialmente.
(Distância: 1 km N)
A Ponte D. Luís I surgiu para substituir a Ponte Pênsil, que também tinha sido construída em substituição da Ponte das Barcas, sendo que o projeto final tinha a obrigatoriedade de ter dois tabuleiros que servissem os dois lados.
(Distância: 1 km N)
Tendo sido achada uma imagem do Senhor Crucificado em 1140, o Bispo do Porto de então, D. Pedro Rabaldio, mandou edificar uma ermida no lugar onde atualmente é a Capela do Senhor de Além, para albergar essa imagem.
(Distância: 1 km N)
Este pequeno largo está situado na zona histórica do Porto, com o privilégio de poder admirar o rio Douro, rodeado de um consulado, uma capela, restaurantes e habitações.