Num dos sítios mais emblemáticos da história da freguesia de Santa Marinha, o morro do Castelo de Gaia é o lugar onde a Capela de Bom Jesus, igualmente conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Bonança se situa, sendo uma das mais antigas.
Esta antiguidade tornou-se numa dificuldade quanto à sua origem, uma vez que não havia dados seguros que confirmassem e os que havia eram contraditórios.
Entretanto esta antiguidade leva-nos a fundações que correspondem à Alto Idade Média, inclusivamente serviu de Sede Episcopal dos suevos, anterior à do Porto. No entanto, a existência de vestígios romanos prova de que ali terem existido umas termas.
A igreja desenvolve-se longitudinalmente com a fachada a poente e uma planta retangular formada por nave retangular e capela-mor mais pequena do que a nave.
A sul e adossada a esta num plano mais recuado está a sacristia, e a norte a torre sineira com as ventanas em arco de volta perfeita. A fachada é em empena e simples, tem como rasgos o portal em moldura reta encimado por uma janela ovalada e é rematada por uma cruz.
Este ponto está situado na localidade Santa Marinha, na freguesia Santa Marinha e São Pedro da Afurada.
(Distância: 102 m SW)
Era nesta colina de Vila Nova de Gaia que se situava o Castelo, onde agora há um parque habitacional, de que se pensa que a sua primitiva ocupação reporte à idade do Bronze ou a um castro dos Celtas.
(Distância: 398 m NE)
A Alfândega Nova pertence à freguesia de Miragaia, na praia desta, do início da segunda metade do século XIX.
(Distância: 422 m NE)
O Chafariz da Colher é uma das fontes mais antigas da cidade.
(Distância: 433 m NE)
Esta igreja leva o nome do Apóstolo Pedro pois, como os habitantes de Miragaia, era pescador. Daí a sua homenagem.
(Distância: 481 m N)
A pirâmide no largo fronteiro ao Palácio das Sereias servia de suporte para uma bandeira de saúde que sinalizava o limite para os navios atracarem em situações de peste.
(Distância: 490 m N)
O Palácio das Sereias, igualmente conhecido por Palácio da Bandeirinha, que toma o nome da rua, liga-se neste caso a uma história verdadeiramente trágica, ou simplesmente levada pelos ventos populares.
(Distância: 546 m NE)
A construção desta igreja corresponde aos séculos XVII e XVIII, tendo sido construída sobre a antiga igreja com o nome de São João de Belmonte, do século XVI.
(Distância: 554 m NE)
Situado na parte histórica, está junto de um antigo pano da muralha Fernandina. Foi mandado construir em 1727 por Pedro Costa Lima, fidalgo da Casa Real.
(Distância: 569 m NE)
Este edifício do século XVIII está atualmente na posse do Estado, albergando uma organização de carácter social e beneficência.
(Distância: 591 m NE)
Este chafariz da Rua das Taipas surgiu na condição do plano de abastecimento de água à cidade que foi delineado na segunda metade do século XVIII.