O Mosteiro de S. Salvador de Grijó, ou simplesmente Mosteiro de Grijó, foi transferido para a atual localização em 1112, sendo a igreja do novo mosteiro sagrada em 1235 pelo então Bispo da Diocese do Porto, D. Pedro Salvadores.
O primitivo mosteiro foi fundado em 922 em outro lugar por dois clérigos, tendo vindo a adoptar a regra e o hábito da Ordem de Santo Agostinho em 938. Entretanto o mosteiro entrou em declínio, tendo sido autorizada a transferência para o Mosteiro da Serra do Pilar, contra a opinião de alguns clérigos sobre a transferência. Devido a estes desencontros de opinião, em 1566 o Papa Pio V separou os dois mosteiros.
Com o retorno dos clérigos ao mosteiro em ruínas a comunidade juntou-se e contrataram um arquiteto, então mestre de obras da Sé de Miranda do Douro. Entre 1574 a 1600 o dormitório, claustros e refeitório ficaram prontos. Em 1629 as obras encerraram com o fecho da capela-mor. Em 1770 o convento foi extinto, ficando os bens para o Convento de Mafra.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Grijó, na freguesia Grijó e Sermonde.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 3 km SW)
A sua construção ocorreu no século XIX devido à necessidade da substituição de igreja anterior. Em 1972 teve obras para remoção dos púlpitos e construção de alas para assistência. Destaca-se a torre sineira sobre a fachada principal que é aberta pela porta e um janelão para iluminação do interior.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km N)
Parque da Senhora da Saúde e Miradouro do Monte da Senhora da Saúde
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
A Igreja Matriz de Argoncilhe, dedicada a São Martinho, é anterior ao século XII. A fachada é aberta pela porta principal e duas janelas a sobrepor, o frontão contracurvado é truncado pelo nicho com a imagem de São Martinho.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km SW)