×
Pontos de Interesse no Concelho de Vagos
Junta da União das Freguesias de Vagos e Santo António (Vagos)
Vagos não é muito antiga, sendo conhecida apenas a partir da Idade Média por não haver vestígios que indiquem a presença humana antes da referida época. O Concelho de Soza foi extinto com a Reforma Administrativa de 1853, passando para o Concelho de Vagos, em que este privilégio remonta a 1514, com o foral dado pelo rei D. Manuel I.
Junta da União de Freguesias de Ponte de Vagos e Santa Catarina (Ponte de Vagos)
Ponte de Vagos, em 1707, localizava-se parte nos limites de Covão do Lobo e outra parte na freguesia de Vagos, embora já tudo se denominasse por Ponte de Vagos. Com a elevação de Calvão a freguesia Ponte de Vagos passou a pertencer-lhe. Em 1968 Ponte de Vagos é elevada à categoria de Freguesia.
Junta de Freguesia de Calvão (Calvão)
Dado não ter surgido qualquer menção de Calvão no primeiro numeramento do Reino realizado em 1527, dá-se como comprovado que a aldeia terá nascido e sido povoada após esta data. Ns primeiras décadas do século XX era simplesmente um lugar de freguesia e a Paróquia a pertencer à de Vagos.
Junta de Freguesia de Covão do Lobo (Covão do Lobo)
Tendo pertencido em tempos remotos à freguesia de Fonte de Angeão, esta freguesia é muito anterior a 1663. Com terrenos arenosos e pouco férteis, os habitantes dedicaram-se à apanha do moliço na Ria de Aveiro e ao comércio e indústria de pez, a "Broa Negra".
Junta de Freguesia de Gafanha da Boa Hora (Gafanha da Boa Hora)
A região da Freguesia de Gafanha da Boa Hora começou a ser povoada em 1677, tendo atingido 2257 em 1970 e 2 625 habitantes em 2011. É um dos locais da atividade piscatória denominada de Arte Xávega.
Junta de Freguesia de Santa Catarina (Santa Catarina)
O local onde se situa a sede da freguesia é onde se edificava a Capela de Santa Catarina que foi demolida, justamente para edificar a Junta. Na altura da Reconquista das terras peninsulares tinha o nome de Sorães, que manteve até 1842. Santa Catarina é freguesia desde 1985.
Junta de Freguesia de Santo André de Vagos (Santo André de Vagos)
Os Gregos e os Fenícios, por volta do século IX a.C., povoaram o território onde agora é Santo André, sendo esse provavelmente o território chamado, no início da Nacionalidade, de São Romão, que recebe foral de D. Sancho I em 1190. A atual freguesia de Santo André foi formada em 1985.
Junta de Freguesia de Santo António de Vagos (Santo António de Vagos)
A Freguesia de Santo António de Vagos foi criada por Decreto da Assembleia da República em 28 de agosto de 1985, decreto promulgado em 2 de setembro seguinte. Em 2013 as freguesias de Vagos e Santo António ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de Vagos e Santo António.
Junta de Freguesia de Soza (Soza)
Sosa, ou Soza, consegue o seu primeiro foral com o rei D. Manuel em 1514, implicando uma elevação a vila e consequentemente a concelho. Com a reforma administrativa de 1835 o concelho e vila de Sosa terminou passando a pertencer ao concelho de Oliveira de Bairro e mais tarde para o de Vagos.