Com a tradução mais curta da Igreja de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes, situa-se na localidade de Lombomeão ou Lombo Meão, a cerca de um quilómetro e meio de Vagos, junto do seu limite sudoeste.
Compreendida entre casas de residência a igreja, que se direciona na longitudinal com a fachada para leste, é formada por uma nave retangular e capela-mor.
Com a torre sineira centralizada na fachada principal, esta divide-se em três panos, um central e os dois laterais. As laterais com rasgos das janelas em arco apontado e o central com o portal em arco de volta perfeita encimado por uma pequena janela redonda.
Este pano central é rematado pela sineira de quatro aberturas em arco de volta perfeita que albergam os sinos e com uma cobertura em pirâmide curvada.
O interior é simples, com a nave e capela-mor com os tetos forrados a madeira, o coro-alto também em madeira e guarda, com três janelas que permite iluminação vinda do exterior.
Seguem-se dois quadros em recorte idêntico às janelas, e a finalizar dois retábulos em altares colaterais.
O arco triunfal é quebrado com acesso para a capela-mor. O retábulo-mor, como os laterais, é em mármore com dourados.
Este ponto está situado na localidade Lombomeão, na freguesia Vagos e Santo António.
(Distância: 2 km NE)
Vagos não é muito antiga, sendo conhecida apenas a partir da Idade Média por não haver vestígios que indiquem a presença humana antes da referida época. O Concelho de Soza foi extinto com a Reforma Administrativa de 1853, passando para o Concelho de Vagos, em que este privilégio remonta a 1514, com o foral dado pelo rei D. Manuel I.
(Distância: 2 km NE)
Câmara Municipal de Vagos - Rua da Saudade, nº 90, 3840-420 Vagos
(Distância: 2 km S)
A Freguesia de Santo António de Vagos foi criada por Decreto da Assembleia da República em 28 de agosto de 1985, decreto promulgado em 2 de setembro seguinte. Em 2013 as freguesias de Vagos e Santo António ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de Vagos e Santo António.
(Distância: 2 km NE)
A fachada da Biblioteca Municipal João Grave provém da antiga Escola Preparatória com o mesmo nome, cujo edifício foi recuperado no ano de 2015 para o efeito atual. A biblioteca permite a consulta e empréstimo de livros, publicações e filmes vídeo, tendo um sistema de pesquisa de obras pela internet.
(Distância: 2 km NE)
O Museu do Brincar contém cerca de 20000 peças em brinquedos e outros objetos relacionados com as crianças, tais como literatura, material escolar ou roupas.
(Distância: 2 km NE)
Com o século XV indicado numa cartela na parede da igreja, pertence ao padroado real desde o século XVI e teve uma grande reforma no século XVIII. Destaca-se a fachada que termina em contracurvada, com a imagem de São Tiago sobre a porta, e a torre sineira no lado esquerdo da fachada.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km S)
Esta igreja é uma construção de meados do século XX, e vai de encontro a uma nova era de templos religiosos no distrito de Aveiro, baseados numa arquitetura vernacular. Destaca-se a grande torre sineira encimada com a cruz e a grande e tradicional imagem de Santo António com o menino Jesus nos braços.
(Distância: 2 km NE)
A Igreja da Misericórdia teve uma campanha de obras durante o século XIX e é proveniente de uma outra anterior a 1694. Destaca-se a fachada, encimada pela torre sineira, aberta pela porta em arco de volta perfeita encimada por uma janela quadrilobada com vitral, sobre o qual se encontra a Nossa Senhora da Misericórdia.
(Distância: 2 km NE)
Uma edificação do século XVII, teve obras de recuperação no século XIX por parte do Pároco de Vagos, uma vez que estava abandonada e em risco de demolição. O interior é digno de registo das imagens do século XVIII, pelo seu significado histórico e artístico como pela qualidade da execução e conservação.