Cruzeiro Paroquial de Soza
Cruzeiro Paroquial de Soza, julho de 2022
Situado próximo da Igreja Matriz e da Junta de Freguesia, este Cruzeiro do século XVII, com o fuste rematado com a cruz de Cristo, é protegido por um templete de planta quadrada que assenta em quatro pilares de secção quadrada e pedestais com cobertura semiesférica.

Descrição

Cruzeiro de Soza

No largo situado junto da Igreja Matriz e da Junta de Freguesia, está situado a poucos metros destas o Cruzeiro Paroquial.

Um Cruzeiro um pouco diferente do habitual, protegido por um pequeno templete.

Cruzeiro de Soza

Uma edificação do século XVII, relativo ao ano de 1659, com uma planta quadrangular formada por um soco de dois degraus que serve de base ao templete de planta igualmente quadrada que assenta em quatro pilares de secção quadrada e pedestais, encimados por arquitraves e pináculos nos ângulos.

A cobertura é semiesférica e o interior é em posição centralizada, com um pedestal quadrado formado por três degraus onde se eleva o fuste rematado com a cruz de Cristo.

Localização

Este ponto está situado na localidade Soza, na freguesia Soza.

Coordenadas GPS: N 40 32.704' W 008 39.722'  (40.54507, -8.66203)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Soza

Junta de Freguesia de Soza - Visitar Portugal

(Distância: 22 m SW)
Sosa, ou Soza, consegue o seu primeiro foral com o rei D. Manuel em 1514, implicando uma elevação a vila e consequentemente a concelho. Com a reforma administrativa de 1835 o concelho e vila de Sosa terminou passando a pertencer ao concelho de Oliveira de Bairro e mais tarde para o de Vagos.

Igreja de São Miguel

Igreja de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 84 m W)
A edificação da Igreja de São Miguel de Soza realiza-se no século XVII. Uma inscrição na capela lateral do lado da Epístola indica o ano de 1629. Há intervenções em no final do mesmo século e no século XIX. Destaca-se na igreja a grande torre sineira e a escadaria a anteceder a entrada.

Capela do Senhor dos Passos

Capela do Senhor dos Passos - Visitar Portugal

(Distância: 765 m E)
Sem qualquer informação histórica, é uma capela simples situada numa bifurcação da estrada a fazer a sua separação. Fachada igualmente simples com os rasgos em arco quebrado, do portal encimado por uma janela para iluminação do interior.

Capela de Lavandeira

Capela de Lavandeira - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)

Mercado Municipal de Vagos

Mercado Municipal de Vagos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)

Câmara Municipal de Vagos

Câmara Municipal de Vagos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Câmara Municipal de Vagos - Rua da Saudade, nº 90, 3840-420 Vagos

Biblioteca Municipal de Vagos

Biblioteca Municipal de Vagos - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A fachada da Biblioteca Municipal João Grave provém da antiga Escola Preparatória com o mesmo nome, cujo edifício foi recuperado no ano de 2015 para o efeito atual. A biblioteca permite a consulta e empréstimo de livros, publicações e filmes vídeo, tendo um sistema de pesquisa de obras pela internet.

Museu do Brincar

Museu do Brincar - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
O Museu do Brincar contém cerca de 20000 peças em brinquedos e outros objetos relacionados com as crianças, tais como literatura, material escolar ou roupas.

Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Com o século XV indicado numa cartela na parede da igreja, pertence ao padroado real desde o século XVI e teve uma grande reforma no século XVIII. Destaca-se a fachada que termina em contracurvada, com a imagem de São Tiago sobre a porta, e a torre sineira no lado esquerdo da fachada.

Junta da União das Freguesias de Vagos e Santo António

Junta da União das Freguesias de Vagos e Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Vagos não é muito antiga, sendo conhecida apenas a partir da Idade Média por não haver vestígios que indiquem a presença humana antes da referida época. O Concelho de Soza foi extinto com a Reforma Administrativa de 1853, passando para o Concelho de Vagos, em que este privilégio remonta a 1514, com o foral dado pelo rei D. Manuel I.

gif