A Freguesia de Santo António de Vagos foi criada por Decreto da Assembleia da República em 28 de agosto de 1985, decreto promulgado em 2 de setembro seguinte.
A União de freguesias de Vagos e Santo António tinha uma população de 5783 em 2001, número este que aumentou para 6359 em 2011, baixando para 6340 em 2021. Por aqui se vê que não há grande variação na população nos últimos 20 anos. Em 2011 Vagos tinha uma população de 4606, tendo Santo António 1753 habitantes.
Com a reorganização administrativa de 2013 as freguesias de Vagos e Santo António ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de Vagos e Santo António, com sede na primeira e representação na segunda.
Este ponto está situado na localidade Santo António de Vagos, na freguesia Vagos e Santo António.
(Distância: 334 m SW)
Esta igreja é uma construção de meados do século XX, e vai de encontro a uma nova era de templos religiosos no distrito de Aveiro, baseados numa arquitetura vernacular. Destaca-se a grande torre sineira encimada com a cruz e a grande e tradicional imagem de Santo António com o menino Jesus nos braços.
(Distância: 2 km N)
A Igreja de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes situa-se na localidade de Lombomeão, a cerca de um quilómetro e meio de Vagos, junto do seu limite sudoeste. Destaca-se a torre sineira centralizada na fachada principal e no interior os altares colaterais com retábulos dourados.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km SE)
Dedicada a Santo André, é a antiga igreja matriz está agora a funcionar como templo mortuário pois situa-se encostada ao cemitério. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela quadrada e a torre sineira terminada em remate piramidal.
(Distância: 2 km SE)
Os Gregos e os Fenícios, por volta do século IX a.C., povoaram o território onde agora é Santo André, sendo esse provavelmente o território chamado, no início da Nacionalidade, de São Romão, que recebe foral de D. Sancho I em 1190. A atual freguesia de Santo André foi formada em 1985.
(Distância: 2 km S)
Esta nova Igreja de Santo André, de 1983, manteve o nome do protetor em relação à Igreja Matriz Velha. Esta nova igreja tornou-se necessária, dado o aumento populacional, sendo a igreja antiga insuficiente para atender a toda a população. Destaca-se a grande torre sineira e a grande escadaria que antecede a entrada.
(Distância: 2 km N)
Câmara Municipal de Vagos - Rua da Saudade, nº 90, 3840-420 Vagos
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km N)
Vagos não é muito antiga, sendo conhecida apenas a partir da Idade Média por não haver vestígios que indiquem a presença humana antes da referida época. O Concelho de Soza foi extinto com a Reforma Administrativa de 1853, passando para o Concelho de Vagos, em que este privilégio remonta a 1514, com o foral dado pelo rei D. Manuel I.
(Distância: 3 km N)
A fachada da Biblioteca Municipal João Grave provém da antiga Escola Preparatória com o mesmo nome, cujo edifício foi recuperado no ano de 2015 para o efeito atual. A biblioteca permite a consulta e empréstimo de livros, publicações e filmes vídeo, tendo um sistema de pesquisa de obras pela internet.