A região da Freguesia de Gafanha da Boa Hora começou a ser povoada em 1677, tendo atingido 2257 em 1970 e 2 625 habitantes em 2011.
É um dos locais da atividade piscatória denominada de Arte Xávega.
Este ponto está situado na localidade Gafanha da Boa Hora, na freguesia Gafanha da Boa Hora.
(Distância: 37 m N)
(Distância: 112 m N)
(Distância: 5 km E)
A Igreja de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes situa-se na localidade de Lombomeão, a cerca de um quilómetro e meio de Vagos, junto do seu limite sudoeste. Destaca-se a torre sineira centralizada na fachada principal e no interior os altares colaterais com retábulos dourados.
(Distância: 5 km N)
A Gafanha do Carmo, a mais nova freguesia das três Gafanha, era conhecida inicialmente como Gafanha dos Caseiras, devendo-se este nome à possibilidade da existência naqueles areais de caseiros cultivando as terras para os proprietários. A formação da freguesia realizou-se em 1960.
(Distância: 5 km N)
A igreja é uma construção de 1969, doze anos após a separação de Gafanha da Encarnação. Na altura havia uma capela de pequenas dimensões, e foi então decidido que a então capela seria demolida para dar lugar ao novo templo religioso.
(Distância: 6 km E)
Esta igreja é uma construção de meados do século XX, e vai de encontro a uma nova era de templos religiosos no distrito de Aveiro, baseados numa arquitetura vernacular. Destaca-se a grande torre sineira encimada com a cruz e a grande e tradicional imagem de Santo António com o menino Jesus nos braços.
(Distância: 6 km NE)
Situada a pouca distância de Vagos, numa zona isolada, considerada por isso uma ermida, esta capela tem origem em lendas. Um navio francês naufragou, salvando-se a imagem de Nossa Senhora que foi escondida pela tripulação. A capela foi erguida nesse local no século XII.
(Distância: 6 km E)
A Freguesia de Santo António de Vagos foi criada por Decreto da Assembleia da República em 28 de agosto de 1985, decreto promulgado em 2 de setembro seguinte. Em 2013 as freguesias de Vagos e Santo António ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de Vagos e Santo António.
(Distância: 6 km E)
Vagos não é muito antiga, sendo conhecida apenas a partir da Idade Média por não haver vestígios que indiquem a presença humana antes da referida época. O Concelho de Soza foi extinto com a Reforma Administrativa de 1853, passando para o Concelho de Vagos, em que este privilégio remonta a 1514, com o foral dado pelo rei D. Manuel I.
(Distância: 6 km SE)