×
Pontos de Interesse no Concelho de Vagos
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz (Ponte de Vagos)
A recente formação da paróquia de Ponte de Vagos nos anos sessenta do século XX trás como consequência a necessidade de uma Igreja Paroquial. Esta igreja foi construída a partir de maio de 2009 e finalmente inaugurada em setembro de 2011, numa arquitetura vernacular, com a modernidade dos tempos.
Igreja Matriz de Salgueiro (Salgueiro)
Igreja dedicada a Nossa Senhora da Graça, antiga mas acrescentada recentemente, salienta-se a sineira na parte antiga e a torre da cruz na parte recente.
Igreja Matriz de Santo António de Vagos (Santo António de Vagos)
Esta igreja é uma construção de meados do século XX, e vai de encontro a uma nova era de templos religiosos no distrito de Aveiro, baseados numa arquitetura vernacular. Destaca-se a grande torre sineira encimada com a cruz e a grande e tradicional imagem de Santo António com o menino Jesus nos braços.
Igreja Matriz Nova de Santo André (Santo André de Vagos)
Esta nova Igreja de Santo André, de 1983, manteve o nome do protetor em relação à Igreja Matriz Velha. Esta nova igreja tornou-se necessária, dado o aumento populacional, sendo a igreja antiga insuficiente para atender a toda a população. Destaca-se a grande torre sineira e a grande escadaria que antecede a entrada.
Igreja Matriz Velha de Santo André (Santo André de Vagos)
Dedicada a Santo André, é a antiga igreja matriz está agora a funcionar como templo mortuário pois situa-se encostada ao cemitério. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela quadrada e a torre sineira terminada em remate piramidal.
Igreja Paroquial de Covão do Lobo (Covão do Lobo)
A Igreja de São Salvador era em 1574 da pertença do padroado real e integrava a Diocese de Coimbra. Em 1860 dá-se a transferência dos materiais em cantaria da antiga igreja e, também neste ano, a reconstrução da nova. Os sinos diferenciam em 63 anos, sendo um deles de 1837 e o outro de 1900.
Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Livramento (Fonte de Angeão)
A Igreja Paroquial de Fonte de Angeão, tal como a freguesia com o mesmo nome, são bastantes recentes. Sabe-se apenas ser do século XIX, altura em que surgiu a igreja como o maior templo da localidade, e somente no século XX é que se formou a Paróquia de Fonte de Angeão.
Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus (Calvão)
A paróquia de Calvão desmembrou-se de Vagos em 1514, ano em que Vagos teve o seu foral, sendo que inicialmente começou por pertencer à Comarca de Esgueira. A pequena capela de Calvão foi parcialmente demolida em 1924 para ser ampliada. Em 1974 terminou a construção da nova e atual igreja.
Junta da União das Freguesias de Fonte de Angeão e Covão do Lobo (Fonte de Angeão)
Fonte de Angeão esteve junta a Covão do Lobo em tempos remotos, tendo o desmembramento ocorrido em 1713, com a Freguesia de Fonte de Angeão a tomar outras formas de denominação. A sua população na sua maioria agrícola teve que se adaptar a novas profissões.