×
Pontos de Interesse no Concelho de Vagos
Capela do Senhor dos Passos (Soza)
Sem qualquer informação histórica, é uma capela simples situada numa bifurcação da estrada a fazer a sua separação. Fachada igualmente simples com os rasgos em arco quebrado, do portal encimado por uma janela para iluminação do interior.
Cruzeiro Paroquial de Soza (Soza)
Situado próximo da Igreja Matriz e da Junta de Freguesia, este Cruzeiro do século XVII, com o fuste rematado com a cruz de Cristo, é protegido por um templete de planta quadrada que assenta em quatro pilares de secção quadrada e pedestais com cobertura semiesférica.
Igreja da Misericordia (Vagos)
A Igreja da Misericórdia teve uma campanha de obras durante o século XIX e é proveniente de uma outra anterior a 1694. Destaca-se a fachada, encimada pela torre sineira, aberta pela porta em arco de volta perfeita encimada por uma janela quadrilobada com vitral, sobre o qual se encontra a Nossa Senhora da Misericórdia.
Igreja de Santa Catarina (Santa Catarina)
O nome de Santa Catarina, da igreja e da localidade, provém de uma capela que existiu no local, com o mesmo nome. Nesta igreja destaca-se a torre sineira de três pisos e a fachada aberta pela porta, protegida por um pequeno alpendre, ladeada por duas janelas e encimada por um óculo.
Igreja de São Martinho (Ouca)
Ouca teve a sua primeira referência no século XVI, podendo inclusivamente ter existido uma igreja nesse tempo. A primeira referência documental cronológica é datada dos séculos XVII e XVIII, ocorrendo no século XVIII a reconstrução total da igreja, com mais obras gerais de restauro e conservação no século XX.
Igreja de São Miguel (Soza)
A edificação da Igreja de São Miguel de Soza realiza-se no século XVII. Uma inscrição na capela lateral do lado da Epístola indica o ano de 1629. Há intervenções em no final do mesmo século e no século XIX. Destaca-se na igreja a grande torre sineira e a escadaria a anteceder a entrada.
Igreja de São Tiago (Vagos)
Com o século XV indicado numa cartela na parede da igreja, pertence ao padroado real desde o século XVI e teve uma grande reforma no século XVIII. Destaca-se a fachada que termina em contracurvada, com a imagem de São Tiago sobre a porta, e a torre sineira no lado esquerdo da fachada.
Igreja Matriz de Lombomeão (Lombomeão)
A Igreja de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes situa-se na localidade de Lombomeão, a cerca de um quilómetro e meio de Vagos, junto do seu limite sudoeste. Destaca-se a torre sineira centralizada na fachada principal e no interior os altares colaterais com retábulos dourados.