×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Cerveira
Igreja de São Pantaleão (Cividade)
A Igreja de São Pantaleão surge nas Inquirições de 1258 referente às igrejas pertencentes ao Bispado de Tui, situadas no território Entre o Lima e o Minho. É referida também na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo. Destaca-se na igreja a grande torre sineira.
Igreja de São Tiago de Sopo (Barreira)
Uma igreja edificada no século XVIII e dedicada a São Tiago, a paróquia pertencia no século XVI ao concelho e comarca de Caminha. Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde novembro de 1977. Destaca-se na igreja a torre sineira e a decoração da fachada principal.
Igreja Matriz de Nogueira (Nogueira)
Sem indicação de qualquer data de edificação ou de qualquer outro elemento fundamental relativo a esta, a Igreja Matriz de Nogueira pode corresponder ao início da Nacionalidade.
Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)
Também de nome São Cipriano, está situada no centro da vila. Esta Igreja está datada do século XVI, sob planta longitudinal formada por três naves retangulares e capela-mor. A esta estão adossadas à parte central duas torres sineiras, ligeiramente recuadas.
Igreja Paroquial de Candemil (Igreja, Candemil)
Uma igreja setecentista, com São Félix o Orago e protetor do templo e da freguesia, nas Inquirições de 1258 já era citada como Igreja de São Félix de Candemil. Em 1320 surge na lista das igrejas pertencentes ao Bispado de Tui a Igreja Sancti Felicis de Moreira, enquadrada no Arcediagado de Cerveira.
Igreja Paroquial de Gondarém (Gondarém)
Igreja Paroquial de São Pedro, nome proveniente pelo menos do séc.XIII, época em que esta e outros templos religiosos desta região estavam na relação do bispado de Tui.
Igreja Paroquial de Reboreda (Santo Amaro)
Igualmente com o nome de São João Baptista, a sua edificação pertenceu ao românico, vindo a ser reconstruída no séc. XVI e mantendo a forma até hoje.
Junta da União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe (Cerveira)
Vila Nova de Cerveira tem presença humana desde a Pré-História, principalmente devido à sua situação junto do rio Minho, presença essa intensificada na romanização. Lovelhe, dada a sua situação próximo de Cerveira, teve um grande desenvolvimento demográfico. Em 2013 formam a União das duas Freguesias.
Junta da União de Freguesias de Campos e Vila Meã (Campos)
A freguesia, sem historial que aponte uma data, vive um pouco na dependência de um Mosteiro de seu nome de Valboa, da Ordem de São Bento, que ali existiu num pequeno vale da mesma freguesia. Uma freguesia que conta com cerca de 1400 pessoas residentes.
Junta de Freguesia de Candemil (Costa)
A freguesia de Candemil é um território de passagem de todas ou quase todas as freguesias vizinhas do mesmo Município. A sua vertente montanhosa é indicativa de um passado histórico longínquo, com condições propícias para a instalação de povos castrejos.