Situada precisamente em frente à Capela de São Gregório, esta fonte é do tipo de fonte romana, seguindo o sistema de três ou quatro degraus para o nível inferior, resguardada com uma guarda de ferro, bem cuidada.
Os degraus vão ter a um pequeno tanque, que recebe água de uma das paredes. A fonte tem o mesmo nome da capela.
Um dos três elementos com o nome de São Gregório, o lavadouro poderá ter servido igualmente, com os outros dois elementos, a Quinta de São Tiago. Um pequeno lavadouro de consumo próprio, situado na lateral esquerda da Capela de São Gregório.
Igualmente bem conservado, este lavadouro é constituído por três ou quatros degraus para o nível inferior, cujo espaço é ocupado por um tanque retangular em que se pode lavar as roupas nos dois lados.
Este ponto está situado na localidade Aldeia, na freguesia Sopo.
(Distância: 10 m E)
Uma capela que provavelmente é da primeira metade do século XVIII, segundo as Inquirições Paroquiais do ano de 1758. Tendo junto a fonte e lavadouro com o mesmo nome, pode pertencer à Quinta de São Tiago situada ali próximo.
(Distância: 622 m W)
Uma freguesia do concelho em que o benefício da posição geográfica no monte a define como a mais fresca, confirmado com os abonados ribeiros com destino ao rio Coura. Nas suas primeiras referências nas Inquirições Paroquiais de 1258 a localidade chamava-se de Zopo.
(Distância: 707 m SW)
A Capela de São Sebastião encontra-se num espaço isolado, com a possibilidade de pertencer ao século XVIII, seguindo a ideia do contracurvo da fachada. Capela simples de planta retangular de uma só nave, destaca-se o portal encimado por uma moldura que liga a uma pequena janela para iluminação do interior.
(Distância: 1 km SW)
Uma igreja edificada no século XVIII e dedicada a São Tiago, a paróquia pertencia no século XVI ao concelho e comarca de Caminha. Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde novembro de 1977. Destaca-se na igreja a torre sineira e a decoração da fachada principal.
(Distância: 2 km NW)
Igreja Paroquial de São Pedro, nome proveniente pelo menos do séc.XIII, época em que esta e outros templos religiosos desta região estavam na relação do bispado de Tui.
(Distância: 2 km W)
A Capela do Calvário, ou Santuário do Senhor do Calvário, é uma capela do século XVII situada num dos pontos mais altos de Gondarém e antecedida por uma grande escadaria com diversas capelas representando a Via Sacra. Destaca-se a grande torre sineira.
(Distância: 2 km SW)
A freguesia de Sopo é uma das localidades que preferem homenagear a Senhora da Agonia com uma Capela. Num espaço um pouco agreste, a capela apresenta uma planta retangular de uma só nave. Adossada a esta à esquerda um anexo da sacristia.
(Distância: 3 km N)
A maior referência da freguesia de Loivo é o Mosteiro de Santa Maria de Loivo, fundado em 1477. Segundo a tradição, consta ter existido em Pedroso uma torre que os vizinhos derrubaram aos poucos para edificação das suas próprias casas. Nos finais do século XIV foi construído um Mosteiro Franciscano.
(Distância: 3 km W)
As Casas da Loureira, assim chamadas pela existência de 10 casas reconstruídas das que outrora eram casas de caseiros da parte agrícola. Esta é o solar ou casa mãe com construção do século XVI e XVII. Atualmente funcionam como alojamento para turismo.
(Distância: 3 km NW)
A igreja que apresenta um traço simples do barroco do século XVIII, em tempos remotos pertenceu ao então Mosteiro Beneditino de Monjas que aqui existiu até à sua extinção no século XVI. Em 1320, na lista das igrejas pertencentes ao Bispado de Tui, era denominada de Sancte Marine de Lovho.