×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Cerveira
Capela da Senhora da Agonia (Vale)
A freguesia de Sopo é uma das localidades que preferem homenagear a Senhora da Agonia com uma Capela. Num espaço um pouco agreste, a capela apresenta uma planta retangular de uma só nave. Adossada a esta à esquerda um anexo da sacristia.
Capela da Senhora da Ajuda (Igreja, Mentrestido)
Esta capela é de propriedade particular do século XVIII. Contudo, nas Memórias Paroquiais do Padre Simão Pereira da Cunha, tudo indica que o respetivo templo é considerado como sendo da freguesia. No século XX sofreu alterações.
Capela da Senhora da Encarnação (Lovelhe)
Situada no monte com o mesmo nome, possivelmente é do século XIX, no mesmo local onde existiu uma outra primitiva ermida seiscentista. Uma tradição conta que ali perto da capela, numa gruta da penedia, vivia um ermitão que era o guardião da Senhora da Encarnação.
Capela de Nossa Senhora da Ajuda (Vila Nova de Cerveira)
Este pequeno templo religioso é datado do século XVII com arquitetura da época como o altar barroco em talha dourada, o teto forrado com caixotões com pinturas alusivas à Padroeira.
Capela de Santa Luzia (Quinta, Campos)
Inserida num ambiente rural, entre campos agrícolas de regadio, é uma capela dos finais do século XI, mais concretamente de 1098, data que a inscrição da fachada principal indica a fundação. No século XV surge a construção da nave e em 1988 a capela é adquirida pela fábrica da Igreja Paroquial da freguesia.
Capela de Santo Amaro (Santo Amaro)
Dedicado a Santo Amaro, e segundo o único vestígio do arco triunfal, este templo religioso tem a sua origem no século XVII. A capela está situada a 150 metros a sudoeste da Igreja Paroquial de Reboreda, e é composta por nave e capela-mor em planta retangular.
Capela de São Gregório (Aldeia)
Uma capela que provavelmente é da primeira metade do século XVIII, segundo as Inquirições Paroquiais do ano de 1758. Tendo junto a fonte e lavadouro com o mesmo nome, pode pertencer à Quinta de São Tiago situada ali próximo.
Capela de São Lourenço (Costa)
A Capela de São Lourenço, à beira da estrada nacional 302, é uma capela do século XVII, um edifício bem conservado em que, no mínimo, tentaram demonstrar a antiguidade do Templo Religioso mantendo a sua fachada.
Capela de São Sebastião (Aldeia)
A Capela de São Sebastião encontra-se num espaço isolado, com a possibilidade de pertencer ao século XVIII, seguindo a ideia do contracurvo da fachada. Capela simples de planta retangular de uma só nave, destaca-se o portal encimado por uma moldura que liga a uma pequena janela para iluminação do interior.