×
Pontos de Interesse no Concelho de Porto de Mós
Igreja de Nossa Senhora da Consolação (Alvados)
Sendo Alvados uma localidade dos primórdios da Nacionalidade, em relação à Igreja Matriz apenas se sabe que é um templo religioso do século XVI e a mais velha igreja desta Diocese de Leiria-Fátima.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Chão de Pias)
A Igreja Matriz da localidade de Chão de Pias, do que o orago é Nossa Senhora do Carmo, sofreu uma campanha de obras total, da qual surgiu o atual edifício, acompanhando o crescimento populacional da localidade.
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (Alcaria)
A Igreja Matriz, que tem como orago a Nossa Senhora dos Prazeres, teve em 1604 licença para celebrar a primeira missa. A primeira ampliação deu-se em 1638, sendo que o templo como Igreja foi inaugurado em 1741.
Igreja de São Miguel (Juncal)
Naquele local existiu uma capela desde o século XIV. Entretanto, e segundo as memórias paroquiais de 1720, a dita capela sofreu uma campanha de obras de ampliação em 1554. Após o terramoto de 1755 foi de novo remodelada e alterada.
Igreja de São Pedro (Porto de Mós)
Este templo fazia parte do Convento dos Agostinhos Descalços, havendo a possibilidade de pertencer ao início da segunda metade do século XVII, sendo por isso do estilo barroco.
Igreja de São Sebastião (Serro Ventoso)
Sobre a história desta igreja existe apenas um pequeno episódio em que, durante as segundas Invasões Francesas, retiraram o espólio de maior valor para o esconderem na Serra e por isso evitarem um possível saque.