É neste lugar de Chaínça que se situa o início do percurso para a Fórnea, o verdadeiro ex-libris das Serras. Este é um dos muitos percursos existentes nas Serras, contudo para a Fórnea são só dois.
Não há muito mais a dizer, apenas que primeiro é necessário arranjar tempo e energia para um percurso que leva uma manhã ou uma tarde.
Este ponto está situado na localidade Chão de Pias, na freguesia Serro Ventoso.
(Distância: 747 m NW)
Segundo o testemunho de alguém residente na localidade, a pequena capela de São Sebastião foi edificada por particulares, o que pode localizar a origem da capela nos séculos XVIII ou XIX, época em que os particulares construíam as suas capelas..
(Distância: 805 m NW)
A Igreja Matriz da localidade de Chão de Pias, do que o orago é Nossa Senhora do Carmo, sofreu uma campanha de obras total, da qual surgiu o atual edifício, acompanhando o crescimento populacional da localidade.
(Distância: 815 m SE)
Situada a poucos quilómetros para norte de São Bento, a pequena capela de Chaínça é um templo que tem como invocação a Nossa Senhora da Conceição e remonta ao ano de 1878.
(Distância: 1 km SE)
No planalto de Santo António, uma verdadeira praia Jurássica nos limites da localidade de São Bento, uma descoberta realizada em 2013 e dada a conhecer ao público no mesmo ano.
(Distância: 2 km W)
Os telhados de água são assim chamados pois este tipo de construção surge nos declives dos montes, parecidos com telhados, e nos tempos chuvosos estes telhados canalizam a água para reservatórios.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
Sobre a história desta igreja existe apenas um pequeno episódio em que, durante as segundas Invasões Francesas, retiraram o espólio de maior valor para o esconderem na Serra e por isso evitarem um possível saque.
(Distância: 2 km W)