O poder local muito dificilmente olha para este património.
Na certeza de que este património seja particular, é algo que enriquece a freguesia e, como tal, falta uma constatação deste edifício na lista do património de Juncal, faltando inclusive e apresentação de um historial.
No início da Rua da Fonte, a caminho da Capela Coração Maria e Casa Solarenga e a poucos metros da Igreja Matriz, este edifício sem nome apresenta uma planta retangular de dois pisos, em que o piso inferior apresenta duas janelas e outras tantas portas intercalares, em que todos os rasgos são em moldura reta. No piso superior apresenta-se ao centro três janelões em arco abatido, encimado de entablamento e com guarda de ferro, ladeados por duas janelas quadradas encimadas também por um entablamento e com avental.
Este ponto está situado na localidade Juncal, na freguesia Juncal.
(Distância: 50 m NW)
(Distância: 61 m W)
(Distância: 187 m N)
Naquele local existiu uma capela desde o século XIV. Entretanto, e segundo as memórias paroquiais de 1720, a dita capela sofreu uma campanha de obras de ampliação em 1554. Após o terramoto de 1755 foi de novo remodelada e alterada.
(Distância: 192 m N)
À semelhança da maioria das localidades também aqui existe um coreto que, como em tantos outros casos, se situa perto da Igreja Matriz de São Miguel, estando situado junto do átrio da Igreja.
(Distância: 309 m SE)
No centro da Vila do Juncal, a Capela de Nossa Senhora de Fátima é a maior evidência do conjunto da casa solarenga/capela.
(Distância: 710 m NW)
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km S)