A necessidade de um templo maior contribuiu para que no mesmo lugar a capela ali existente, com o mesmo orago, do ano de 1923, desse lugar ao atual edifício.
A igreja é desenvolvida longitudinalmente com uma planta retangular, formada por nave única. Na fachada, o rasgo principal do portal é em moldura reta, ladeada por duas pequenas janelas quadradas e encimada por um óculo.
À esquerda e adossada a esta, num plano um pouco recuado, está a torre sineira quadrangular, seguindo-se a sacristia e entradas para a nave da igreja e para a torre.
Este ponto está situado na localidade Chão de Pias, na freguesia Serro Ventoso.
(Distância: 99 m E)
Segundo o testemunho de alguém residente na localidade, a pequena capela de São Sebastião foi edificada por particulares, o que pode localizar a origem da capela nos séculos XVIII ou XIX, época em que os particulares construíam as suas capelas..
(Distância: 805 m SE)
Este percurso para a Fórnea pode ser feito até ao mais alto ponto, o que nos possibilita a visão de um anfiteatro natural com cerca de um quilómetro de diâmetro.
(Distância: 1 km W)
Os telhados de água são assim chamados pois este tipo de construção surge nos declives dos montes, parecidos com telhados, e nos tempos chuvosos estes telhados canalizam a água para reservatórios.
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km W)
Sobre a história desta igreja existe apenas um pequeno episódio em que, durante as segundas Invasões Francesas, retiraram o espólio de maior valor para o esconderem na Serra e por isso evitarem um possível saque.
(Distância: 2 km SE)
Situada a poucos quilómetros para norte de São Bento, a pequena capela de Chaínça é um templo que tem como invocação a Nossa Senhora da Conceição e remonta ao ano de 1878.