Após várias mudanças de Diocese, que viria a terminar na de Leiria, esta assim se tornaria na mais velha igreja desta mesma Diocese.
No século seguinte o templo sofreu uma campanha de obras de profunda remodelação, principalmente no retábulo da capela-mor. A segunda campanha de obras deu-se nos finais do século XIX, neste caso a construção da torre sineira.
Desenvolvida longitudinalmente e de planta retangular, é composta por nave e capela-mor mais estreita do que a nave. Adossada à esquerda, a torre sineira quadrada termina com a cobertura bulbosa.
A fachada em empena triangular é terminada em pináculos sobre os cunhais e termina no vértice por uma cruz. Tem como rasgos o portal principal em moldura curva abatida encimado por um nicho e este por um óculo circular.
De notar ainda o cruzeiro simples no adro da igreja.
Este ponto está situado na localidade Alvados, na freguesia Alvados e Alcaria.
(Distância: 34 m W)
(Distância: 36 m NW)
(Distância: 49 m W)
(Distância: 58 m NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 2 km SE)
Situadas à saída de Alvados no sentido da Serra de Santo António, as grutas não precisam de muitas apresentações, cingindo-se basicamente ao que elas representam.
(Distância: 2 km W)
No planalto de Santo António, uma verdadeira praia Jurássica nos limites da localidade de São Bento, uma descoberta realizada em 2013 e dada a conhecer ao público no mesmo ano.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km W)
Situada a poucos quilómetros para norte de São Bento, a pequena capela de Chaínça é um templo que tem como invocação a Nossa Senhora da Conceição e remonta ao ano de 1878.