Igualmente aconteceu recentemente com o único testemunho numa lápide que indicava que o templo remontava ao século XIV, mais concretamente de 1300, que tinha desaparecido.
As várias campanhas de obras de restauro e de conservação surgem a partir do século XVII até à atualidade, criando na população um carinho que, juntamente com a devoção dessas mesmas gentes, mantém o templo na maior apresentação e zelo.
De planta retangular na posição sul/norte, com a fachada para norte, é formada de nave e capela-mor, com a sacristia adossada a nascente, tal como a torre sineira.
A fachada em empena triangular é rematada por dois pináculos e ao centro por uma cruz. Os rasgos de verga reta são compostos pela porta e a ladear duas janelas.
Este ponto está situado na localidade Mira de Aire, na freguesia Mira de Aire.
(Distância: 344 m NE)
(Distância: 593 m NE)
(Distância: 632 m NW)
(Distância: 672 m NW)
(Distância: 822 m NW)
(Distância: 834 m NW)
A não precisar de apresentações, e numa localidade pequena, é neste tipo de localidades que os coretos têm a sua afirmação.
(Distância: 855 m NW)
Situada no Largo D. Nuno Álvares Pereira, no centro da vila, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e, depois dos anos oitenta, relegada para segundo plano, ficando a ser conhecida como a Igreja Velha.
(Distância: 864 m NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)