Não existindo o monumento, este é recordado da única maneira possível numa tentativa de preservar a sua existência através de foto ou desenho. Esta foto mostra um painel que podemos ver no lado direito da fachada da Junta de Freguesia.
Este património remonta ao século XVII e, tal como a história de Mendiga, também o templo religioso tem a sua história. O único elemento religioso que se conjugava com a Igreja, e que ainda resta, é o Cruzeiro que se localiza no Largo da Fonte.
Segundo a imagem do painel, a Igreja de São Julião possuía uma planta retangular. A fachada termina em empena triangular com o rasgo do portal em verga reta encimado por uma pequena janela retangular. À direita e adossada a esta num plano mais adiantado, a torre sineira quadrangular com os quatro sinos que é rematada com a cobertura piramidal.
Este ponto está situado na localidade Mendiga, na freguesia Arrimal e Mendiga.
(Distância: 17 m W)
A Junta de Freguesia de Mendiga é mencionada pela instituição em si e porque neste local onde se encontra o edifício erguia-se a antiga Igreja Matriz que se encontra desenhada num painel de azulejos na fachada principal do dito edifício.
(Distância: 84 m SW)
(Distância: 90 m SW)
Este fontanário, construído na década de 1950, recebe a água dos Telhados de Água depois de filtrada e tratada.
(Distância: 90 m SW)
O pequeno Largo da Fonte que se situa precisamente no centro da localidade e à face da estrada que a atravessa, é composto por dois elementos essenciais, cada um à sua maneira, como são o fontanário e o cruzeiro.
(Distância: 231 m SW)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km S)
Um grande painel de azulejos na fachada mostra a imagem de Nossa Senhora de Fátima