Este templo, que remonta ao início do século XVII, entre os anos de 1610 e 1613, tem provavelmente uma história que a antecede. É considerada como a maior atração arquitetónica da freguesia e da paróquia, tendo posteriormente o templo tenha sofrido várias obras que acabaram por a descaraterizar um pouco.
No centro de Serro Ventoso, a Igreja de São Sebastião, sendo este o Padroeiro, está desenvolvida longitudinalmente, com a fachada a poente.
De planta retangular, é formada por três naves e capela-mor. A fachada em empena triangular tem adossada a norte uma das naves laterais e a sul apresenta-se a torre sineira quadrangular de quatro sinos, para a qual a entrada se faz pelo interior, seguindo-lhe a outra nave lateral.
São dois os rasgos da fachada, ambos em moldura reta, com o da porta principal encimado por uma janela retangular.
Este ponto está situado na localidade Serro Ventoso, na freguesia Serro Ventoso.
(Distância: 132 m N)
(Distância: 151 m N)
(Distância: 156 m NE)
(Distância: 180 m E)
(Distância: 180 m E)
Os telhados de água são assim chamados pois este tipo de construção surge nos declives dos montes, parecidos com telhados, e nos tempos chuvosos estes telhados canalizam a água para reservatórios.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km E)
A Igreja Matriz da localidade de Chão de Pias, do que o orago é Nossa Senhora do Carmo, sofreu uma campanha de obras total, da qual surgiu o atual edifício, acompanhando o crescimento populacional da localidade.
(Distância: 2 km E)
Segundo o testemunho de alguém residente na localidade, a pequena capela de São Sebastião foi edificada por particulares, o que pode localizar a origem da capela nos séculos XVIII ou XIX, época em que os particulares construíam as suas capelas..
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km E)
Este percurso para a Fórnea pode ser feito até ao mais alto ponto, o que nos possibilita a visão de um anfiteatro natural com cerca de um quilómetro de diâmetro.