×
Pontos de Interesse no Concelho de Barcelos
Edifício dos Paços do Concelho (Barcelos)
Situado na parte histórica da cidade, o edifício da Câmara Municipal enquadra-se com um conjunto de outros monumentos históricos da cidade, para a qual a sua fachada principal está orientada.
Estação Arqueológica (Gilmonde (Freguesia))
De uma fase anterior ao Castelo, podemos observar vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro constituido por habitações basicamente de plantas circulares, podendo ver algumas estruturas de planta retangular.
Igreja da Misericórdia de Barcelos (Barcelos)
Todo o conjunto da Igreja da Misericórdia, hospital e um lar deve-se a uma construção do século XVI que teve a sua origem na edificação de um Convento da Ordem dos Capuchos.
Igreja de Manhente (Manhente)
Proveniente do Mosteiro de São Martinho de Manhente, apenas o que resta é a Igreja e a Torre, consideradas como uma das maiores obras precoces do Românico Português.
Igreja de Nossa Senhora do Terço (Barcelos)
Situada fora da zona histórica da cidade no princípio do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Terço veio contribuir para uma expansão da malha urbana nesta zona da cidade.
Igreja de Santa Eulália (Rio Covo (Santa Eulália))
A Santa Eulália do Rio Côvo aparece na sua primeira referência e na mais antiga no início do século X, mais concretamente em 906.
Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva (Abade de Neiva)
Neste local da Igreja, a única certeza de que há memória sobre esta edificação religiosa é que, em 1152, D. Mafalda mulher de D. Afonso Henriques patrocinou a construção de um Mosteiro.
Igreja do Bom Jesus da Cruz (Barcelos)
A primitiva igreja foi edificada na sequência de um milagre ou lenda ocorrida em 1504, mas desta já nada resta na atual que remonta ao século XVIII.
Igreja e Convento da Franqueira (Pereira)
A edificação deste convento surge de uma necessidade que os Franciscanos tiveram de um melhoramento de instalações. Realizou-se em 1505 a mando de D. Jaime I, quarto Duque de Bragança.
Igreja Matriz de Barcelos (Barcelos)
Dedicada a Santa Maria, esta igreja está atribuída entre dois estilos, remontando ao tempo de transição entre o românico e o gótico, tendo em conta panos construtivos e decorativos.