Do pouco que se sabe deste chafariz, é que foi construído na década de vinte do século XVII, mais concretamente em 1621, pelo arquiteto João Lopes Amorim.
Chafariz a que é atribuída uma certa monumentalidade, é formado por um por um tanque redondo do qual ao centro se eleva a coluna, em esquema piramidal, composta por duas taças. O remate é formado pelo pináculo onde estão representados águias, as armas reais e o primitivo brasão de Barcelos. É rematado por um cata-vento.
O acesso ao chafariz é feito por quatro escadarias, sendo estas intermediadas pelas quatro fontes, das quais as saídas de água são feitas por máscaras trágicas em pedra.
Este ponto está situado na localidade Barcelos, na freguesia Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).
Este chafariz está situado ao centro do Campo da Feira ou Campo da República, no centro histórico de Barcelos.
(Distância: 90 m NE)
Todo o conjunto da Igreja da Misericórdia, hospital e um lar deve-se a uma construção do século XVI que teve a sua origem na edificação de um Convento da Ordem dos Capuchos.
(Distância: 110 m NW)
Situada fora da zona histórica da cidade no princípio do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Terço veio contribuir para uma expansão da malha urbana nesta zona da cidade.
(Distância: 171 m SW)
A primitiva igreja foi edificada na sequência de um milagre ou lenda ocorrida em 1504, mas desta já nada resta na atual que remonta ao século XVIII.
(Distância: 200 m SW)
No centro histórico encontramos um pequeno quarteirão formado por uma autêntica beleza e uma bela obra de jardinagem, que integra a Igreja do Bom Jesus da Cruz, situando-se junto do Largo da Porta Nova.
(Distância: 208 m NW)
Situada no Largo Cinco de Outubro, é um edifício do início do século XVIII, sendo considerado como a casa mais decorada de Barcelos, com base nas cimalhas das janelas.
(Distância: 217 m SW)
Este espaço, agora convertido em zona pedonal, de seu nome Largo da Porta Nova, toma o mesmo nome da Torre com esta a delimitar o antigo burgo de Barcelos.
(Distância: 220 m NW)
O Coreto de Barcelos é um exemplo que entra na lista dos restaurados. Localiza-se no Campo Cinco de Outubro em frente da Casa dos Bessa Meneses e da Igreja de Nossa Senhora do Terço.
(Distância: 271 m SW)
A Torre da Porta Nova é a estrutura mais evidente dos vestígios das muralhas que a cidade de Barcelos possui da época medieval.
(Distância: 304 m SW)
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.
(Distância: 456 m SW)
Esta rua, de seu nome Dr. António Barroso, é uma das muitas do centro histórico de Barcelos, conduzindo ao Largo da Porta Nova.