Mais um exemplar com que se transpôs a dificuldade de um dos maiores obstáculos existentes na altura, os rios. Esta ponte tem habitualmente a designação de romana, mas no entanto é uma construção do século XV ou XVI.
É a compensação para Fragoso de ser apanhada nas rotas comerciais e que esta compensação foi reforçada quando se fez desta aldeia um dos caminhos para Santiago de Compostela.
Assim perdura mais uma ponte antiga, que até há pouco tempo era transponível não só pelos pedestres como por veículos motorizados, atualmente apenas por peões. Está situada na extremidade do concelho de Barcelos com os de Esposende e Viana do Castelo.
Pela sua configuração sofreu obras de reparação, inclusivamente substituído as guardas de granito por ferro.
Este ponto está situado na localidade Fragoso, na freguesia Fragoso.
Quase no extremo norte do concelho de Barcelos, esta ponte atravessa o rio Neiva entre as localidades de Ponte e Senhora da Conceição, na freguesia de Fragoso.
(Distância: 2 km SW)
Este pequeno templo seiscentista de planta longitudinal é formado por uma só nave e sacristia adossada. A fachada mostra-se em empena triangular, encimada por dois pináculos laterais e uma sineira. É rasgada por uma porta ladeada por duas janelas em verga reta.
(Distância: 2 km W)
As Piscinas de Forjães são um equipamento Municipal, sob gestão da empresa municipal Esposende 2000- Actividades Desportivas e Recreativas, E.M., composto por duas piscinas.
(Distância: 2 km SW)
O edifício “Escola Rodrigues de Faria” durante seis dezenas de anos serviu de escola primária. Atualmente é Centro Social e Cultural Rodrigues de Faria.
(Distância: 3 km SW)
Igreja de Forjães e Torre Sineira e escadaria de acesso à igreja.
(Distância: 3 km W)
Praia e uma das muitas azenhas de Forjães, junto ao rio Neiva
(Distância: 3 km W)
Embora designado por Menir de Forjães, por se situar próximo daquela localidade, no concelho de Esposende e distrito de Braga, está situado no distrito e concelho de Viana do Castelo mesmo junto à linha de fronteira entre estes dois concelhos.
(Distância: 3 km NW)
O território de Alvarães correspondia a uma Villa Romana cujo proprietário era um senhor romano chamado Álvaro. O Lugar do Paço é a prova de que aqui existiu uma Villa Romana. Quanto ao nome, pode ter origem na derivação do germânico Álvaro ou Alvarus.
(Distância: 3 km N)
O nome de Barroselas e a sua freguesia como território são muito recentes, do século XX, mas Barroselas remonta para um período anterior à Nacionalidade. Carvoeiro tem figuras rupestres e um povoado da era do ferro, sinais do tempo pré-histórico.
(Distância: 3 km NW)
Só em 1450 foi acordado com os monges beneditinos a construção de uma nova igreja. Esta foi substituída em 1937 pela igreja atual, cuja construção demorou 10 anos. Salienta-se a torre sineira quadrada, sendo a base formada por arcos e uma janela.
(Distância: 3 km NE)
Situada no centro de Barroselas, a Capela de São Sebastião tem a sua edificação no ano de 1582, sendo por isso considerada como a mais antiga da localidade. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos em arco abatido.