Por muito que a história tente alterar os factos reais ao relevar o Castelo de Faria localizado neste local, a verdade é que a existência humana neste espaço é muito mais remoto, chegando mesmo ao tempo da Idade do Ferro.
Anteriormente ao Castelo, e por este local corresponder a uma elevação considerável, vai ao encontro à formação de povoados para melhor controlo.
Precisamente ao lado do Castelo, podemos observar vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro.
É notável a dupla muralha de pedra solta e irregular, referente a habitações basicamente de plantas circulares, podendo ver algumas estruturas de planta retangular destinadas a guardar o gado.
Este ponto está situado na localidade Gilmonde (Freguesia), na freguesia Gilmonde.
Este castro está situado cerca de 90 metros a leste do Castelo de Faria.
(Distância: 88 m W)
Considerado como um dos mais importantes Castelos entre o Douro e Minho, teve igualmente a sua importância na formação e consolidação da Nacionalidade.
(Distância: 368 m NE)
A edificação deste convento surge de uma necessidade que os Franciscanos tiveram de um melhoramento de instalações. Realizou-se em 1505 a mando de D. Jaime I, quarto Duque de Bragança.
(Distância: 2 km N)
Situada no lugar do mesmo nome com seu logradouro, foi pertença dos herdeiros do seu fundador, o Vigário João Gomes, que a construiu em 1757.
(Distância: 4 km NE)
Uma capela anterior ao século XV dedicada a São Brás, é antecedida por grande escadaria em quatro lances aumentando progressivamente, ao subir, o número de degraus em cada lance.
(Distância: 4 km NE)
A Igreja Matriz da freguesia de Barcelinhos é dedicada a Santo André. No interior contém altares de talha do século XVII.
(Distância: 4 km NE)
Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328. O alpendre a contornar a capela foi feito para permitir o descanso dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.
(Distância: 4 km NE)
A ponte de Barcelos, que atravessa o rio Cávado e une as margens entre Barcelinhos e Barcelos, construída no século XIV, torna-se num dos monumentos mais influentes da cidade da altura e da baixa medieval.
(Distância: 4 km NE)
Também conhecido como Paço dos Duques de Bragança, esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, está situado num ponto elevado da cidade, marcando presença sobre a ponte e o rio.
(Distância: 4 km NE)
Barcelos recebeu o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Foi renovado de D. Manuel I, simbolizado pela construção do Pelourinho em 1515, um dos mais emblemáticos do reinado.
(Distância: 4 km NE)
O Parque de Merendas de Vessadas é composto por dois parques, denominados de Santo André e de Santo António, ambos com mesas de piquenique e grelhadores.