Segundo o estilo de sepulturas com tampas, vai corresponder à Alta Idade Média, situando-as entre os séculos XII e XIV, sendo por isso considerada como um dos conjuntos cemiteriais mais antigos do País.
Segundo as indicações, esta necrópole era o antigo cemitério de Mondim, e atualmente pode-se observar cerca de dez sarcófagos, sendo o restante tapado não só por vegetação como por terra, uma vez que o campo que envolve a Igreja pertence a um privado.
Contudo e perante tal relíquia, a situação ainda nos permite poder observar um conjunto de cinco túmulos, estando três com as tampas encostadas, um sem tampa e um outro completamente tapada. Temos uma outra situação de quatro ou cinco túmulos com tampas parcialmente cobertos de terra, sendo permitida a observação de uma parte dos sarcófagos.
Este ponto está situado na localidade Panque, na freguesia Panque.
(Distância: 39 m SW)
No lugar de Mondim, a Igreja Velha, considerada como uma das sete maravilhas do Concelho de Barcelos, remonta à época suevo-visigótica, talvez um pouco antes do século IX.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km E)
Classificada pelos habitantes do concelho como uma das sete maravilhas, a ponte de Anhel, que atravessa o rio Neiva, faz a ligação da estrada Nacional 306 que liga Braga a Viana do Castelo.
(Distância: 4 km N)
(Distância: 4 km N)
(Distância: 4 km N)
(Distância: 4 km N)
(Distância: 4 km N)